Cônjuge Msa

Seu cônjuge pode impulsionar sua carreira

Se você tem uma vida pessoal equilibrada, provavelmente terá mais sucesso no trabalho. Isso é o que a maioria dos profissionais acredita e, agora, foi reforçado por pesquisadores da Washington University em St. Louis, que descobriram que os cônjuges podem sim ser, indiretamente, grandes apoiadores da carreira. E, após analisar dados de milhares de famílias australianas, os estudiosos entenderam os efeitos das características da personalidade destes cônjuges no resultado profissional de casais.

A pesquisa levou em consideração o o modelo das “cinco grandes dimensões da personalidade”, que são amabilidade, conscientização, extroversão, neurose e compreensão. E concluiu que o único traço conjugal importante para o resultado profissional é a conscientização, que pode ser entendido como o grau de concentração. Aqueles com altas pontuações apresentam grande motivação, são disciplinados, comprometidos e confiáveis.

A conclusão foi a de que quanto mais consciencioso é o cônjuge, melhores os resultados do profissional. Para se ter uma ideia, os pesquisadores descobriram que se o marido ou esposa apresentam um desvio padrão neste traço, a outra ponta do casal provavelmente ganha cerca de quatro mil dólares a mais por ano. O resultado independe de faixa etária e função exercida.

Mas por que isso reflete tanto nos resultados? São citadas três razões, sendo que a primeira dela é que cônjuges conscienciosos lidam com boa parte das tarefas domésticas e de planejamento, permitindo que os parceiros se concentrem em suas atividades ou estejam mais descansados e, portanto, concentrados.

Em segundo lugar, profissionais que têm parceiros conscienciosos normalmente sentem-se mais satisfeitos pessoalmente e, portanto, dispõem de mais energia mental para o trabalho. E, por fim, funcionários com cônjuges que carregam este traço tendem a ser influenciados pelos hábitos do outro e imitá-los, o que causa um impacto positivo na carreira. Neste caso, a possibilidade de promoção é muito maior.

Mesmo com todos estes resultados, isso não significa que o sucesso profissional de uma pessoa depende de um relacionamento estável. Tanto é que muitos CEOs são solteiros e, em determinados casos, isso pode até contribuir para os bons resultados, já que nota-se que muitas empresas gerenciadas por solteiros assumem mais riscos. No entanto, pessoas bem-sucedidas muitas vezes acabam tendo relacionamentos sólidos. Segundo uma das líderes da pesquisa, “quando você está em um relacionamento, não são mais simplesmente duas pessoas, mas sim uma entidade. E quanto mais sólida a entidade, maiores os benefícios”.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn