Comunidades Colaborativas

Em muitas empresas de ponta, está surgindo há algum tempo uma nova forma de organização – ao mesmo tempo inovadora e eficiente, ágil e redimensionável. É uma forma de trabalhar que se concentra na produção de conhecimento. Ao combinar um senso de propósito a uma estrutura operacional, essas comunidades colaborativas estão utilizando a criatividade de trabalhadores do conhecimento de um jeito flexível, mas também altamente gerenciável.

Segundo Paul Adler, professor da Marshall School of Business (EUA), em artigo para a Harvard Business Review, uma comunidade colaborativa incentiva as pessoas a aplicar continuamente seus talentos singulares a projetos em grupo e a ter, como motivação, uma missão coletiva, não só o ganho pessoal ou o prazer intrínseco da criatividade autônoma. Ao combinar um senso de propósito comum a uma estrutura de apoio, estas organizações estão mobilizando talentos e tarimba de trabalhadores do conhecimento em iniciativas flexíveis e altamente gerenciáveis de trabalho em grupo. A abordagem promove não só a inovação e agilidade, mas também eficiência e escalabilidade.

teamarbeit

Um sucesso tão inequívoco exige quatro novas iniciativas organizacionais:

  • definir e criar um propósito comum
  • cultivar a ética da contribuição
  • desenvolver processos que permitam às pessoas trabalhar juntas em projetos flexíveis, mas disciplinados
  • criar uma infraestrutura na qual a colaboração seja valorizada e recompensada.

Um século atrás, um punhado de empresas lutou para construir organizações confiáveis o bastante para tirar proveito da emergente economia de consumo de massa. Para Adler, hoje, confiabilidade não é mais uma vantagem competitiva crucial, estamos num novo ponto de inflexão. As organizações que ficarão conhecidas neste século serão reconhecidas pela inovação eficiente, sustentada, em grande escala. A chave desta capacidade não é a lealdade à empresa nem a autonomia do agente livre. É, sim, uma forte comunidade colaborativa.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta