Como você se descreve?

O LinkedIn divulgou neste mês as palavras mais usadas pelos brasileiros em seus perfis em 2016. “Responsável”, que liderava o ranking desde 2013, caiu para a quinta colocação. E eis que surge um novo termo, pela primeira vez no topo: “Especializado”. Sinal de um novo tempo também? Reflexo de uma crise que exigiu um olhar mais apurado e minucioso sobre um determinado segmento?

linkedin

A segunda palavra mais usada foi “Líder”, o que indica que os profissionais valorizam em seus perfis também sua atividade de comando, que para gestores de RH pode sugerir uma boa capacidade de relacionamento com a equipe. “Estratégico”, “Focado” e “Criativo” também surgem na lista, revelando o grande desafio do profissional destes tempos difíceis: conjugar aptidões naturais com aprendizados da vida corporativa.

Quer chamar atenção do mercado? Empresas e candidatos buscam uma melhor combinação de cultura e valores. Para que isso aconteça, é necessário que as pessoas se descrevam de forma verdadeira e espontânea, evitando palavras e frases que já viraram lugar comum. O conselho vem da própria direção do LinkedIn. Seu perfil na rede (ou seu currículo) possuem alguns destes termos? Como você se descreveria? Lembre-se: este exercício é fundamental para entender como você está se apresentando ao mercado.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn