Como o poder nos faz ignorar conselhos

Já falamos no blog (clique aqui para ver) sobre como o sucesso pode nos tornar menos analíticos. Além do fato de as vitórias gerarem menos capacidade de avaliação, quando estamos em posição de autoridade e influência, nossa tendência é ignorar quem traz más notícias.

Um estudo recente da University of Washington, em parceria com a Duke University, e publicado pela Harvard Business Review, expôs este fenômeno. Alunos universitários foram orientados a escrever sobre um episódio no qual tinham poder sobre outros indivíduos, tarefa que reforçou consideravelmente seu nível de confiança. Outro grupo de voluntários foi orientado a escrever sobre um momento no qual outros indivíduos tinham poder sobre eles, tarefa que derrubou seu nível de confiança. Em seguida, os participantes tiveram que tomar uma série de decisões com a assessoria de um especialista. Quem se sentia confiante dava mais peso à própria opinião do que à do especialista, ainda que a decisão pudesse ter sido melhor se a sugestão deste assessor tivesse sido acatada.

Em outro estudo, a sensação similar de confiança exibida pelo líder de uma equipe fez com que este falasse muito mais do que os outros durante a discussão entre a equipe – o que o impediu de descobrir informações importantes que outros colegas possuíam. O que conclui-se é que, sem uma dose de confiança, seríamos incapazes de tomar decisões ou de assumir qualquer tipo de risco. Estaríamos constantemente questionando nossas próprias idéias. No entanto, confiança em excesso pode ser um problema – e nada infla tanto a confiança quanto o poder e a influência. Eles podem nos levar a achar que somos melhores do que realmente somos na hora de tomar decisões.    

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn