Como atrair e manter uma equipe de pessoas talentosas

Muitas empresas internacionais já consideram que o maior desafio para em 2014 será, mais uma vez, o de atrair, manter e desenvolver talentos de seu capital humano. Mal começado o ano, o desafio de reter e desenvolver talentos já é uma realidade para executivos de diversos setores.

Para tornar-se uma empresa “atraente e desejada”, a especialista Roberta Matuson, autora do livro Talent Magnetism (ainda não lançado no Brasil) traz sugestões de como agrupar e fidelizar uma equipe com os melhores profissionais.

Não é preciso quantidade quando tem qualidade. Às vezes, acredita-se que a realidade financeira de uma empresa não permitirá que os candidatos mais qualificados sejam contratados. A especialista sugere a avaliação: dois ou três que apresentam um trabalho mediano a um custo baixo ou um que garantirá uma entrega totalmente satisfatória por um salário atraente e compatível com o que o mercado pagaria por este talento?

retenção_talentos

Imagem: internet

O foco é construir uma equipe com profissionais capazes de realizar muito bem o trabalho equivalente ao de dois outros colegas de trabalho com capacitações medianas. Competência gera resultados confiáveis com rapidez.

A atração diminui o tempo de recrutamento. Um processo de seleção requer muito tempo e dinheiro de uma empresa. Basta imaginar como seria ótimo se não fosse preciso ir atrás de candidatos top, mas, ao invés disso, acontecesse a mão inversa, com profissionais mais preparados e qualificados batendo à porta para serem contratados. Não é necessário ser Google para isso acontecer. O desafio aqui é criar um ambiente de trabalho tão agradável que a reputação da companhia irá cruzar paredes; um local que atraia (positivamente) os olhares externos.

Tornar-se um membro de uma empresa deve ser um objetivo dos profissionais que ela precisa. Se você nem imagina o que é uma empresa ideal para trabalhar, provavelmente a sua empresa não é uma. Um lugar ideal para trabalhar é a forma como os candidatos, atuais funcionários e ex-funcionários veem a empresa.

Construir o ambiente de trabalho e a estrutura de uma empresa baseado nas necessidades e expectativas de sua equipe é a garantia quase certeira de ver o nome da companhia na lista das ‘melhores empresas para se trabalhar’.

Não se consegue criar um ambiente magnético sem líderes magnéticos. Muitos locais de trabalho conseguiriam facilmente atingir este objetivo se realmente prestassem atenção nas pessoas que estão no comando do negócio. Infelizmente, nem sempre é feita uma capacitação, uma análise do perfil emotivo e nível de capacidade de inter-relacionamento deste futuro gerente pela empresa.

Aqui vale ter em mente um preceito básico da teoria da administração: o funcionário mais capacitado tecnicamente não é necessariamente o mais capacitado emocionalmente para uma liderança. Ser competente na execução de seus processos não garante a competência para gerir os processos de uma equipe. Deve-se lançar mão, em grandes doses, de capacitação para diminuir o risco desse gap gerencial.

É essencial dar aos funcionários um motivo para ficar. Engarrafamentos, poluição, insegurança pública, calor são apenas alguns fatores para desanimar qualquer um a sair de casa. Agora, imagine como uma pessoa sente-se se ao chegar na empresa, após “passar por todos os obstáculos contemporâneos”, e ainda ter que lidar com um chefe arrogante desrespeitando-o, uma pilha de trabalho enfadonho? Ou se, após um dia de ausência deste chefe, ninguém (inclusive a própria companhia) não demonstrasse que percebeu sua falta?

Todos necessitam de desenvolver trabalhos com que se identifiquem, ter suas funções e competências valorizadas e respeitadas através da atitude externa para com ele e através de sua remuneração. Quando foi a última vez que você disse a alguém que você estava satisfeito por ele ou ela fazer parte da sua equipe? Você reforça a visão de seus colaboradores de como o trabalho de cada um está construindo um quadro maior e mais interconectado? Você acredita que um bom desempenho de um funcionário pode ser recompensado com um aumento no salário, independentemente do reajuste anual?

Para os que querem ficar com seu time, trabalhe para que ele se mantenha com você e as chances de que ele assim o faça serão grandes!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn