Demissão sem traumas

Adotar práticas adequadas, que tornem menos penosos os impactos dos processos de demissão é um dos principais desafios dos gestores de pessoas. Especialistas no assunto são categóricos ao apontar a clareza nos processos como um ponto importante e capaz de influenciar a outra ponta, ou seja, a retenção de talentos.

iStock_000018718460_Small

Para estes especialistas, não há demissão cruel onde há honestidade. As práticas devem ser adotadas de acordo com cada caso, porém, sempre deve prevalecer a verdade. Em casos de desligamento por falta de performance é necessário verificar se houve um processo de acompanhamento, de feedback, de oportunidade.

Apesar de acreditar que a demissão tenha que ser encarada como parte do processo, ou seja, “tenho a certeza que vou sair da mesma forma que entro”, gestores admitem os efeitos positivos da comunicação transparente em processos de re-organização. Esses processos não acontecem da noite para o dia, eles são dinâmicos. Por isso, a verdade é importante: ela torna mais leve o clima de apreensão dentro do grupo e mantém a visão de integridade da organização com os funcionários.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn