Cidadania Organizacional

Ajudar colegas de trabalho traz efeitos positivos e aumenta a rede de contatos, segundo o resultado de uma pesquisa divulgada pela Exame. Praticar cidadania organizacional, ou seja, estar à disposição para ajudar o outro em benefício do próximo ou da empresa, pode contribuir para que este profissional seja recomendado em projetos internos.

Segundo os especialistas responsáveis pela análise, quem se doa para o outro tende a ter um crescimento mais rápido. O site da revista destacou 4 atitudes que reforçam a chamada cidadania organizacional. Confira:


Esteja Disponível – A capacidade técnica importa, porém, ir além de suas funções em benefício do grupo traz o seu destaque entre profissionais tão bem capacitados, mas que atuam apenas dentro de uma única área.

Faça o que ninguém quer fazer – Os trabalhos mais operacionais costumam ser evitados por muitos. Proponha ajuda a quem tem que fazer este tipo de serviço.

Compartilhe conhecimento – Se você tem mais facilidade em algum idioma ou ferramenta específica, ajude quem precisa destas habilidades. No caso, não é fazer o trabalho para o outro, e sim orientar quem tem dificuldade de fazer algo que pode ser simples para você.

Saiba Receber – Quando chegar alguém transferido de outro setor ou novo na empresa, esteja pronto a recebê-lo apresentando pessoas e projetos.

São estas atitudes que podem ser o diferencial de um profissional. Além disso, amanhã pode ser você a precisar do apoio de um colega.

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