Chefe

Chefes instáveis são piores

Quem já passou por essa situação sabe: lidar com chefes imprevisíveis é um tormento que pode minar a produtividade de um profissional. E esta situação pode até mesmo ser pior do que ter um superior difícil. Segundo um estudo realizado pela Michigan State University, um supervisor cortês em alguns momentos e irracional em outros causa nos funcionários um nível maior de estresse fisiológico do que aquele que age de maneira inadequada em todo o tempo. Curioso, não?

Para chegar a esta conclusão, foi realizado primeiro um experimento com alunos da universidade e, posteriormente, trabalhadores reais. Eles receberam uma tarefa de 12 rodadas em que deviam estimar preços de ações e dar feedbacks à supervisão a cada rodada. Eles foram divididos aleatoriamente em três grupos: o primeiro sempre recebia comentários justos e respeitosos, segundo escutava opiniões injustas e desrespeitosas o tempo todo, e o terceiro recebia comentários intercalados. Os participantes mediram a frequência cardíaca depois de cada rodada para que os pesquisadores pudessem avaliar se a tarefa havia elevado o grau de estresse.

chefe

Como já era de se esperar, o primeiro grupo, o de participantes que receberam feedback consistente e justo, teve as menores taxas de estresse. Mas os que escutaram comentários injustos o tempo todo demonstraram a segunda menor variação, ficando na frente dos que  receberam feedbacks variados. Os resultados contrariaram a noção intuitiva de que certa quantidade de equidade é preferível a nenhuma.

Em seguida, a equipe de pesquisa estudou como o comportamento gerencial influenciava a reação dos empregados em relação a incertezas gerais no local de trabalho. Ficou claro que o que mais importava era contar com um nível estável de justiça, mesmo que não fosse tão alto. As pessoas que experimentavam tratamento inadequado, mas de forma contínua, eram menos afetadas do que aquelas que não sabiam o que esperar do chefe. Além disso, tinham níveis mais baixos de insatisfação no trabalho e exaustão emocional.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn