O poder do carisma

Grandes líderes parecem ter algum tipo de aura, o que muitos chamam de carisma. Na verdade, a palavra significa “dom da graça divina” e é vista como uma qualidade inerente: ou você tem ou você não tem. Mas esta característica é mesmo apenas um prêmio para poucos “escolhidos”?

De acordo com um artigo da Psychology Today, o carisma não é uma qualidade mística ou misteriosa. Enquanto alguns parecem ter nascido com uma personalidade naturalmente carismática, para o resto das pessoas ela pode, de fato, ser desenvolvida e treinada.

O sociólogo alemão Max Weber dividiu os líderes em três tipos: tradicional, burocrático e carismático. Em seus estudos, Weber focou particularmente nos líderes carismáticos e declarou que este tipo de líder inspira lealdade e devoção dos seus seguidores.

carisma

Imagem: internet

E o carisma pode mesmo ajudar na carreira? Como gestor, você tem que motivar as pessoas a agir e, para alcançar este objetivo, a estratégia deve ser apresentada de forma convincente, a fim de inspirar os outros. Mesmo se você não possui naturalmente uma personalidade carismática, há pequenos passos para ajudar a maximizar o sucesso:

Aumente sua visibilidade – Os líderes carismáticos tendem a ser vistos e ouvidos. Usam entusiasmo para incentivar pessoas e levá-las em direção a metas importantes. Mas é importante que suas ações sejam sempre coerentes com o que se diz acreditar.

Aprenda a ser persuasivo  Líderes com esta característica apresentam sua estratégia de forma clara e de fácil compreensão. Tente negociar situações difíceis e chegar a acordos mútuos de forma hábil. Se for difícil partir para esta ação, tente aulas e treinamentos para ajudar a negociar soluções para os desafios.

Pressione – Líderes magnéticos sabem o que querem e como obtê-lo. Usar um pouco de pressão para atingir metas é uma habilidade tática importante, que deve ser usada para comunicar urgência, importância e responsabilidade. No entanto, é essencial ter em mente que essa habilidade, se excessivamente usada, pode ser um inibidor para a eficiência de uma equipe. Considere que cada pessoa responde a diferentes tipos de motivadores e aprenda a adequar sua estratégia às necessidades de cada membro do time.

Lembre-se que o carisma ajuda a construir confiança. Se você é um líder confiante, isso será repassado aos outros profissionais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta