Brasileiros confiam menos nas lideranças

Você confia na administração pública? E nas lideranças da iniciativa privada? Se seus níveis de confiança estão abalados, saiba que este sentimento é uma tendência atual entre os brasileiros. Uma pesquisa recente mostrou que os cidadãos perderam ainda mais confiança em líderes dos setores público e privado, desde o ano passado.
Em 2015, 32% dos brasileiros que participaram da pesquisa diziam ter menos confiança em líderes do que no ano anterior. Em 2016, esse número aumentou para 41%. Ao mesmo tempo, 15% dizem confiar mais em líderes, uma queda de seis pontos percentuais em relação à pesquisa do ano passado. Caiu também, de 31% para 28%, o volume de pessoas que consideram os líderes no país eficientes.
3530588702-lider
O levantamento global contou com três mil respondentes e foi realizado em 10 mercados, entre eles o Brasil. Além de políticos e líderes empresariais, a pesquisa também inclui lideranças de comunidades, ONGs e sindicatos. Na média global, a confiança nos líderes também caiu, mas com menos intensidade do que no Brasil.
A pesquisa também apontou as características que os brasileiros mais gostariam de ver nas lideranças. Quando perguntados sobre qual o perfil do líder que as pessoas querem admirar e no qual podem se inspirar, cerca de 90% dos respondentes dariam preferência a alguém que peça desculpas pelos seus erros e que use linguagem coloquial. Mais da metade também prefere um líder que priorize atitude a discurso, que seja mais racional do que emotivo e que tenha experiência real na sua área de atuação. Esse último ponto foi considerado por 62% mais importante do que ter credenciais acadêmicas.
Fonte: Valor

______________________________________________________________________________________
MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.
O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn