Pela boa reputação

Aos olhos do mundo corporativo não basta ser bom. Tão importante quanto habilidades técnicas e gerenciais é gozar de credibilidade. Uma boa imagem perante os outros gera confiança e cria oportunidades. É a famosa reputação, que, muitas vezes, precede até mesmo o profissional. Por isso é fundamental saber construí-la e, mais ainda, mantê-la. Uma boa reputação é construída à medida que se é notado pelos acertos ao longo da trajetória profissional. Mas, muitas vezes, basta um deslize para que toda uma história de sucesso seja esquecida.

Especialistas em carreira ouvidos pelo Canal RH defendem a ética como pilar de sustentação para uma boa reputação, seja nas relações internas ou externas da empresa, na vida pessoal e familiar. Além disso, é preciso ter uma marca pessoal e fazer a diferença. Cuidar da reputação deve ser uma preocupação desde o início da carreira. Para isso é importante que o profissional mostre o que sabe, coloque em prática seus valores e saiba ouvir e respeitar opiniões divergentes. Esse tipo de postura ajuda a formar o caráter pessoal e se reflete na atuação profissional. Não basta ser bom, é preciso parecer bom.

reputacao1

Imagem: internet

Além de perguntar para colegas para saber a quantas anda a sua reputação na empresa, é possível medi-la por meio de resultados alcançados. Não vale só os resultados individuais, afinal contribuir para o grupo é importante para ser aceito e reconhecido por ele. A partir do momento em que sua presença é importante para todos do grupo, pode-se considerar uma boa reputação. Os especialistas consultados pelo site propõem algumas reflexões que podem auxiliar o profissional a se auto avaliar:

1) Sei que reputação quero criar? Lembre-se de um profissional que admira e em quem gostaria de se espelhar.

2) Adoto uma postura de acordo com a reputação que quero criar?
3) Já fui indicado/recomendado por meus antigos superiores para alguma vaga?
4) Sou elogiado por colegas, gestores ou clientes pelo meu trabalho?
5) Meus colegas ou ex-colegas de trabalho me procuram para tirar dúvidas e ouvir a minha opinião?
6) Sou chamado para almoçar com meus colegas ou para eventos externos?
7) Sei dizer por que me considero um bom profissional?
8) Me chamam a atenção com frequência? Caso afirmativo: sobre o que me chamam mais a atenção? O que posso fazer para melhorar?

9) Desenvolvi algum aspecto criticado anteriormente?

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn