Assinatura proporcional ao salário

Diga o que quiser, tamanho, em alguns casos, é documento. Ao menos em termos de ego e salário, é o que descobriu uma pesquisa feita pela Escola de Negócios Feenan-Flagler, da Universidade da Carolina do Norte. De acordo com o estudo, que comparou a assinatura de 605 CEOs das maiores empresas dos Estados Unidos, quanto maior a assinatura do executivo, maior a chance de ele ser um narcisista e de ganhar um dos salários mais altos do mercado.

Assinatura de Donald Trump

Por outro lado, a pesquisa também averiguou que, nesses casos, maiores as chances de o executivo levar a empresa à bancarrota. Segundo o artigo, o narcisismo cria uma autopercepção tendenciosa e ascendente quanto às suas próprias capacidades e desempenho. Estas “qualidades” tornam os tomadores de decisão ruins, mas permite-lhes convencer diretores e acionistas de sua competência, na medida em que vão alcançando melhor remuneração.

As 605 assinaturas analisadas foram encontradas em sua maioria em relatórios anuais e outros documentos arquivados pelas empresas do índice S&P 500, que acompanha as 500 empresas mais valiosas listadas nos mercados de ações dos EUA. As assinaturas foram cadastradas em um programa de computador personalizado e codificado. E os resultados se basearam em estudos psicológicos anteriores, os quais apontaram que assinaturas maiores significam egos maiores.

Assinatura de Jacob Lew, Secretário do Tesouro norte-americano

Outra descoberta foi a de que descobriram que “CEOs narcisistas investem mais em despesas de capital e aquisições, mas pagam dividendos mais baixos”. Além disso, eles apresentam pior desempenho, o que foi medido pelo retorno sobre os ativos, com maiores efeitos quando os ambientes operacionais são mais incertos.

Fonte: Época Negócios

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn