As habilidades do executivo do século XXI

Nos últimos anos, não só o mundo mudou, mas todo o contexto profissional, que inclui as rotinas de trabalho, as formas de liderança, etc. As habilidades exigidas dos profissionais hoje são diferentes das exigidas há algum tempo atrás.

A Harvard Business Review listou o que seriam algumas habilidades indispensáveis para o executivo do século XXI, um direcionamento para a carreira de qualquer profissional que esteja ou queira alcançar um cargo de liderança.

A primeira delas é manter a mente aberta e respeitar os códigos de outras culturas. É necessário lidar com indivíduos diferentes e esta habilidade vai além de ter um segundo idioma fluente. Ser culturalmente fluente e aprender a ser eficaz na alternância de códigos culturais é a chave para ser um líder verdadeiramente global.

Imagem: Internet

A segunda habilidade é exercer influência digital. Com empresas se tornando menos hierárquicas, o uso eficaz de redes na internet será crucial para o sucesso. A maioria dos executivos hoje sabe como usar ferramentas na internet para montar e expandir sua rede. O que é necessário compreender melhor é como o gestor pode usar essas redes a seu favor e exercer influência em um local de trabalho cada vez mais interligado e mais colaborativo. Uma pessoa que sabe usar suas redes usa contatos para obter feedback rápido sobre toda sorte de desafio profissional — e até mesmo soluções.

A terceira habilidade é dividir a atenção de forma calculada. O trabalhador moderno alterna tarefas uma vez a cada três minutos, em média. Uma vez que sua atenção em determinada tarefa é desviada, a pessoa leva em média 25 minutos para retomá-la. Há quem diga que deveríamos tentar eliminar essas distrações, mas especialistas acreditam que os gestores de hoje são capazes de lidar — e, às vezes, até de crescer — com elas. Ao invés de serem distraídos pela tecnologia do século XXI, a ideia é de que a tecnologia do século XXI tenha permitido que os profissionais prestassem atenção em suas tarefas de um jeito novo, talvez mais natural, criativo e produtivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

2 thoughts on “As habilidades do executivo do século XXI

  1. AI está mais uma descrição de superhomem inventada por recrutadores. Puro bullshit. Quero var algum recrutador que tenha pelos menos metade das características descritas acima…

  2. Perfeito o comentário de Pepe. Puro devaneio. Quer-se criar o administrador-ameba: sem referências culturais próprias, perfeitamente adaptável, sem caráter. É a dissolução do ser humano. Baboseira da Harvard, contudo muito perigosa!

Deixe uma resposta