Aproveitando as boas oportunidades

“Oportunidades são cavalos selados passando pelo caminho: você precisa estar pronto na hora certa para tomar as suas rédeas”, segundo o blog Prazo de Validade. As oportunidades nem sempre vêm de onde normalmente se espera. Essa  prontidão para identificá-las é uma boa característica que podemos desenvolver ao longo de nossa carreira. Outro detalhe desejado é a boa capacidade de leitura de cenários profissionais para antecipar oportunidades ou mapear os nichos onde elas podem ocorrer.

Segundo o autor do blog, para facilitar essa tarefa, o bom profissional deve estar antenado nos acontecimentos, ler muito, pesquisar e beber na fonte dos gurus de sua área de especialidade (ou das áreas que têm relação com ela). Feito esse desenho, o planejamento profissional deve refletir essa projeção futura.

Boas oportunidades nascem também de bons relacionamentos. Uma rede bem construída ao longo da carreira amplifica essas possibilidades. Ela nasce na família, passa pela escola e faculdade e se multiplica nas suas atividades profissionais. É essencial cultivar muito bem seus relacionamentos. Se ganhar na loteria é questão de sorte, a possibilidade de receber um telefonema em casa para um emprego de presidente também é muito restrita. Nos dois casos, uma coisa é certa: é preciso começar a jogar.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn