Apagão de líderes na Era Digital

Desde que entramos na chamada “Era Digital”, o mercado mudou. Para se adaptar a uma realidade muito mais rápida e conectada, profissionais precisam se atualizar e desenvolver habilidades que antes não eram exigidas nas empresas. À frente disso, os líderes de ontem também têm necessidade de mudar sua forma de gestão para sobreviver em um ambiente totalmente diferente do que conheceram.

Em entrevista ao jornal O Globo, o americano John Baldoni, especialista em desenvolvimento de habilidades de gestores, afirmou não ter dúvidas de que liderar em uma cultura global 24/7 é um grande desafio. Em seu livro “101 práticas de liderança”, ele aborda principalmente o papel dos gestores em meio à cultura digital atual.

era_digital

Imagem: internet

Mas afinal, como dar vazão à urgência de líderes preparados para este desafio? Estamos conectados full time e as distâncias foram reduzidas a um clicar do mouse, o que faz com que os conceitos de distância e prioridade tenha suas concepções subvertidas. De acordo com Baldoni, a chave da solução do problema está em se aprender novas formas de liderar. Saber definir urgências e delegar a autoridade são pontos importantes para isso.

O apagão de talentos também é uma questão dificultadora para empresas que querem desempenhar um bom papel na Era Digital. Já que este é um problema sentido pelo mercado em geral, chegar a estes líderes bem preparados para o desafio torna-se um problema. Mas o autor defende que o principal motivo para esta ausência de liderança é o fato de que a maioria das empresas costuma atrelar o conceito ao cargo. Elas concentram a liderança no topo, enquanto uma estratégia de sucesso seria a de ter líderes em todos os níveis de gestão.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn