A liderança responsável

Você conhece o conceito de liderança responsável? Nele, não basta obter os resultados certos, também é preciso obter os resultados de maneira certa. A profundidade deste aparentemente simples jogo de palavras é enorme, e o portal Você RH abordou o tema, explicado pelo professor John Wells, presidente do IMD, considerado pela revista The Economist o melhor MBA do mundo. Obter resultados certos ou esperados é uma função fundamental da liderança. Mas obter esses resultados da maneira certa é o que faz toda a diferença.  

E como se obtém os resultados da maneira certa? Fazendo as seguintes perguntas: Estou sendo honesto ao obter esses resultados? Não estou manipulando números ou fazendo truques contábeis? Estou sendo justo? Na corrida para obter os resultados certos, será que estou prejudicando alguém, ou tirando valor de algum patrimônio da empresa? Estou trabalhando com a correta dimensão de tempo? Será que não estou hipotecando o futuro? A maneira pela qual obtive os resultados não está causando danos que só serão percebidos mais tarde?
O olhar de longo prazo, o foco na perenidade, a atuação consciente e não predadora são importantes características da liderança responsável. Simples de dizer. E John Wells faz um alerta: sem líderes responsáveis, fatalmente enfrentaremos mais crises mundiais. Há vezes em que ela não começa como uma crise econômica, mas sim como uma crise de honestidade e de falta de liderança. Pense nisso, e avalie sua responsabilidade.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn