A hora do cafezinho

Atualmente, ouve-se falar cada vez mais que a interação, conversa informal e troca de experiência entre os colaboradores de uma organização é uma forma muito eficaz de compartilhamento de informação e conhecimento.  E será que existe oportunidade melhor e mais simples para essa interação do que a hora do cafezinho (ou do suco, chá…)?

Esses momentos caracterizam-se como oportunidades informais para as pessoas se conhecerem tanto pessoalmente quanto profissionalmente. É nessas ocasiões que comentamos sobre um projeto que queremos colocar em prática, um curso que participamos e podemos também encontrar pessoas com os mesmos interesses e afinidades.

Há alguns anos as conversas nos intervalos do trabalho eram fortemente reprimidas na maioria das organizações. Pouco a pouco essa visão tem se alterado e, em muitas empresas a copa é instalada em lugares estratégicos, justamente para incentivar a conversa e troca de experiência. Essa iniciativa já faz parte das práticas de gestão do conhecimento.

É claro que ainda hoje existem muitos gerentes que se posicionam contra e afirmam que não passa de um momento ocioso. Em alguns casos, se um funcionário passa mais que cinco minutos na copa, por exemplo, ele pode esperar um olhar torto de condenação vindo diretamente da sala do chefe.

Para você, a hora do cafezinho é um bom momento de interação entre os profissionais?

Fonte: Minha carreira

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn