A força da classe C

Uma pesquisa do instituto Data Popular publicada pelo Estado de São Paulo mostra que a classe C deve continuar crescendo no país e representar 58% da população até 2014. A renda média destas famílias é de R$ 2.295 e hoje 54% dos brasileiros fazem parte desta parcela social.

Especialistas em pesquisa de consumo do instituto acreditam que o padrão das compras da classe continuará o mesmo. Por isso, as empresas que querem vender produtos ou serviços para este público devem entender bem seus códigos e seus valores para se comunicar corretamente.

Imagem: Reprodução

O crescimento da classe média parece ser a grande resposta para manter o ritmo de consumo em alta, tanto no Brasil como no mundo. De acordo com especialistas, o consumo global está desacelerando e em ritmo bastante acentuado, no entanto, é justamente por conta do aumento da classe C que o consumo permanece avançando. De acordo com pesquisas de varejo, o consumo global cresceu 15% entre dezembro de 2009 e o mesmo mês de 2010. Um ano depois, entre dezembro de 2010 e o último mês de 2011, o crescimento foi de 4,3%. Analisando o volume de pessoas que pertencem à classe C no Brasil, temos que em 2003 eram 65,9 milhões, passando para 105,4 milhões em 2011, alta de quase 60%. Para 2014, esse número deverá chegar a 118 milhões.

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