A confiança dos universitários no ensino superior

A conclusão de um curso superior, teoricamente, significa que o graduado está preparado para o mercado de trabalho. Mas na prática, os universitários não estão tão confiantes nisso. Uma pesquisa realizada pela Laureate International Universities, com a participação de cerca de sete mil estudantes brasileiros, concluiu que pouco mais da metade deles não confia no sistema de ensino superior atual.

C

Dos futuros profissionais, são 54% os que acreditam que apenas a faculdade não dá a preparação necessária para encarar o mercado. Uma quantidade maior ainda, de dois terços dos consultados, não está satisfeita com o investimento de tempo e dinheiro no ensino superior. Os estudantes afirmam que, para que eles alcancem seus objetivos profissionais, são necessárias inovações na universidade, como uma educação mais orientada para a carreira, cursos ministrados pelos empregadores e estágios remunerados. O interesse pelo empreendedorismo também foi relevante no estudo: nada menos do que 96% dos universitários disseram que suas instituições deveriam incentivar mais esta área.

Apesar do resultado do levantamento, os jovens vêem o ensino superior como um passo importante para suas vidas profissionais. Isso é mostrado pelo fato de que mais de 85% deles acreditarem que seu curso é imprescindível para proporcionar habilidades profissionais específicas. E os universitários como um todo estão otimistas em relação ao futuro, e esperam que a faculdade seja um degrau para uma melhora em suas vidas.

E você, como vê o papel do ensino superior na preparação de um profissional?

.

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn