2016 em transformação

Com o início de 2016, a sensação de renovação divide espaço com as dúvidas sobre a crise que afetou o mercado brasileiro no ano passado. Afetado pela recessão, o País fechou 1,54 milhão de  postos de trabalho em 2015, o que significa um recuo de 3,74% no número de empregos formais no país. O resultado é o pior da série histórico, iniciada em 2002. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Para enfrentar o novo ano – que, de acordo com muitos, será tão complicado quanto o anterior – vale a reflexão sugerida no debate do 15º Fórum de Presidentes promovido pela ABRH-Brasil, realizado em agosto passado. Segundo os executivos participantes, é simples terceirizar as dificuldades e problemas enfrentados no Brasil para governos, partidos políticos e lideranças. Mas para eles, nós, brasileiros, é que precisamos ser protagonistas das transformações do nosso País.

crise

O evento, realizado em agosto e discutido durante a abertura do CONARH, reuniu presidentes de empresas brasileiras para debater o impacto do atual cenário político-econômico do país no desempenho empresarial. Além dos gargalos político-econômicos, os executivos também citaram os desafios institucionais das organizações para um cenário de negócios mais promissor. Entre eles: a construção de planos consistentes e longevos, rever a cultura das empresas diante dos desafios da globalização e das redes interconectadas e gerar um ambiente de trabalho produtivo que atraia pessoas capacitadas.

Outro ponto discutido foi o sobre o papel determinante que o RH tem neste momento. Segundo os executivos, a área de Recursos Humanos tem a missão de resgatar a confiança dos jovens talentos que buscam oportunidades no exterior e reverter este quadro de êxodo de profissionais que não acreditam e estão desistindo do País.

E para você, qual a missão das empresas para ajudar na recuperação do Brasil?

 
,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn