Você é ocupado ou produtivo?

Se seu dia sempre termina com uma lista de tarefas inacabadas, já esperando pela jornada do dia seguinte, talvez seja importante avaliar a sua produtividade. É claro que há exceções, como cargos sobrecarregados em função de demissões ou eventos inesperados, porém para todos os casos a palavra de ordem é: organização.

Uma pesquisa feita por uma empresa americanas de softwares, por exemplo, mostrou que os profissionais consultados passam apenas 39% do tempo trabalhando. No resto do tempo, as tarefas cotidianas dos funcionários são interrompidas mais frequentemente pelo próprio trabalho do que por outras atividades, como a internet. Reuniões são as campeãs em cortar o trabalho do dia a dia (ocupam 21% do tempo, sendo que metade delas foram classificadas como “improdutivas”), seguidas pela checagem de emails (16%) e pelas tarefas administrativas, como criar uma nova senha para o computador da empresa (11%).

Um caminho pode ser, ao começar seu dia, dividir suas tarefas utilizando a matriz “urgente-importante”, seguindo uma premissa de Eisenhower, ex-presidente americano: “O que é importante raramente é urgente, e o que é urgente raramente é importante”. Em outras palavras, é essencial entender se seu dia é ocupado por dezenas de tarefas urgentes, preenchendo seu tempo útil que poderia ser aplicado às tarefas realmente importantes. Avaliar a possibilidade de delegar a outros colegas de trabalho ou de pedir ajuda pode ser uma solução. Organizar melhor seu tempo e definir as prioridades do dia também ajuda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta


quatro × = 4