Profissionais para ter na rede de contatos

Já é mais do que entendido que o networking é essencial à vida profissional, e muito mais do que ter a agenda lotada de contatos. É estratégico possuir uma boa rede de contatos que agreguem valor à carreira. Para especialistas, formar esta rede é o mesmo que escolher um time que ajudará a encontrar melhores oportunidades de emprego e entrar no mercado de trabalho.

Neste contexto, o site Careerbliss dá a dica dos três tipos de de profissionais que podem ajudar a alavancar o networking. Confira:

networking 

1. Profissionais iguais a você

Isso significa achar pessoas que tenham os mesmos interesses e experiências parecidas com as suas. Isto é vantajoso em duas formas: a primeira é ter um aliado que entenderá os altos e baixos da procura de um emprego. É possível compartilhar histórias e apoiar uns aos outros quando necessário. A segunda é poder trocar informações de empregos, de novas vagas ou outros contatos na área em que atua. Não é necessário ser competitivo, pois se você estiver disposto a encaminhar uma rede de contatos que se adapte a outras pessoas, elas provavelmente irão encontrar uma forma de retribuir o favor.

2. Profissionais de outras áreas

Ao conhecer pessoas de outras áreas e conhecimentos, lembre-se de que vocês não têm os mesmos conhecimentos, isso é, o networking com outras áreas poderá abrir outras oportunidades e você terá mais contatos, consequentemente. Além disso, é possível que você precise de ajuda em uma área diferente, por exemplo, profissionais que saibam sobre marketing pessoal e possam te ajudar a melhorar seu desempenho profissional. O que importa, na verdade, é que eles sejam bons em suas áreas e possam agregar novas experiências.

3. Mentor

Com o apoio de um mentor, é possível procurar um emprego de forma mais inteligente e sem problemas. Além disso, o mentor pode dividir sabedoria necessária sobre esta procura ou para as decisões na carreira. É como um consultor de investimento pessoal e profissional para o seu futuro. Para achar este mentor, é preciso ver em alguém uma carreira parecida com a qual se gostaria de ter. Pode demorar para achá-lo ou, às vezes, achar mais de um ao longo de sua carreira. Seja qual for o caso, qualquer bom mentor será alguém que você respeite e que irá te respeitar da mesma forma.

E você, cultiva estes tipos de contatos em sua rede?

.

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta