Tradição é estratégia de negócios da Disney

Inovação é importante, mudanças de estratégia são bem vindas, mas a tradição tem um peso enorme para algumas companhias. Veja o caso da Disney: desde os tempos de Walt, englobar plataformas e aproveitar o máximo de cada produto são ações essenciais para o sucesso da empresa.

Além disso, a fórmula da companhia parece ser bem semelhante à adotada há décadas. Por trás das histórias que cativam gerações, está um eficiente trabalho de construção de imagem e equipes extremamente motivadas.  Um dos segredos da empresa é fazer com que cada pessoa da equipe trate do seu departamento, clientes e material de trabalho como se fosse a dona do negócio.

disney-miramax

No livro “Academia Disney – o Programa de Treinamento de uma das mais poderosas marcas do mundo”, o autor Doug Lipp aponta algumas características de gestão que ajudam no sucesso da empresa. Entre elas estão premissas que muitas vezes são adotadas em momentos de crise, mas que, na Disney, valem a todo o momento: “fazer mais com menos”; “melhorar o atendimento ao cliente” e “se diferenciar da concorrência”.

Já um im infográfico de 1957 (abaixo) mostra mais uma vez como a Disney vem utilizando a mesma estratégia de negócio há mais de 60 anos.  Na ilustração, divulgada pelo site Kottke.org, uma complexa rede de informações mostra como as ações da empresa eram pensadas de forma abrangente para tornar seus projetos bem-sucedidos. O objetivo, seguido até hoje, é unir plataformas e fortalecer marcas.

info_disney

Dentro dessa fórmula, a empresa cria conceitos de merchandising, dá valor às experiências dos consumidores e se especializa na criação de títulos derivados de um único produto. Manter a tradição da empresa, neste caso, mostra-se eficaz. Basta ver o sucesso que personagens como Frozen fazem com o público.

Que tal agregar as dicas e metodologias do icônico Walt Disney na sua rotina profissional?

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta