Trabalho social remunerado

O trabalho social também pode ser remunerado. Um levantamento feito pelo SENAC aponta que as organizações não governamentais (ONGs) empregam 1,7 milhão de trabalhadores, além do quadro de voluntários. Segundo matéria do Estadão, a maioria das contratações está na área da saúde e da educação. Os números animam quem deseja abandonar o trabalho na iniciativa privada para seguir carreira na “causa social”.

No entanto, em muitos casos, esta escolha acarreta uma diminuição do salário. Com o crescimento da preocupação da comunidade internacional com a sustentabilidade, também vem aumentando o número de ONGs que atuam na área ambiental. É importante que estas organizações busquem cada vez mais profissionais qualificados e invistam na estruturação para garantir sua sobrevivência.

Com a melhora na economia brasileira, as ONGs nacionais perderam muitos recursos internacionais para os países da África. Segundo o professor do SENAC responsável pela pesquisa, se não houver investimento em qualificação profissional e, principalmente, de gestão, certamente a situação pode ficar difícil.

Em alguns casos, quem deixa as ONGs para procurar emprego na iniciativa privada encontra uma certa resistência. Em compensação algumas companhias valorizam o profissional vindo das ONGs pelas seguintes razões: saber administrar recursos escassos, uma das necessidades do mundo corporativo; conseguir gerenciar e administrar prioridades, já que essas instituições não contam com muitos investimentos para desenvolver seus projetos; ter facilidade para captar recursos e conquistar novos apoiadores; trabalhar em equipe. São quatro competências consideradas importantes para qualquer corporação que deseja crescer e conter gastos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

6 thoughts on “Trabalho social remunerado

  1. Boa tarde grupo, estou necessitando de uma tema para uma ação de responsabilidade social para um trabalho acadêmico. Será que alguém pode me ajudar?
    Fico no aguardo.
    Atenciosamente,

  2. Tenho experiência em ong de 10 anos como; Educador e capacitador social , atualmente estou cursando serviço social. Procuro vaga para a região da lapa ,Pinheiros , Barra funda e etc.

    Agradeço a atenção

  3. Desejo saber se existe algum trabalho, remunerado na área ambiental. Possuo experiência em pesquisa, em elaboração de projetos nas áreas empresarial e acadêmica, além de ter atuado em empresa governamental.Trabalhei principalmente com projetos voltados à eficiência de energia elétrica,e elaborando projetos arquitetônicos, desde o ano de 2011, como mestrando na USP/São Paulo.

    Atuo como voluntário em ONG de periferia que valoriza a empregabilidade e inúmeras ações conjuntas que banquem recursos para a construção de espaço comum, para o estabelecimento desta.

  4. Gostaria de trabalhar numa Ong no nordeste do país mas com salário.Sou professor da rede pública, largaria meu emprego para partir para outro. Trabalhar em penitenciária com ressocialização,asilio,com alfabetização….se enumeração impossível, sou funcionário público

  5. Olá, sou Educadora aposentada, tenho 49 anos e trabalhei durante 28 anos num colegio de grande porte em SP minha experiência maior é na faixa etária dos 2 aos 10 anos, atuei como professora e nos 6 últimos anos trabalhei como Assessora de Formação Cristã e humana, também ministrei aulas de Ensino Religioso aos 5°anos EFI.
    Trabalhei junto à coordenação pedagógica,atendimento aos professores, país e alunos.
    Hoje procuro um trabalho voluntário e remunerado mas que eu possa trabalhar menos horas já que trabalhava 40 h/semanais e isso me fez optar por aposentar-me. Realizei trabalhos voluntários durante a permanência na instituição, visitando e trabalhando junto aos alunos em creches, asilos, casas de recuperação… E também trabalhos voluntários na minha paróquia, com casais e crianças.
    Gostaria de trabalhar alguns dias da semana no horário a combinar.
    Aguardo contato para nos conhecermos melhor.
    Atenciosamente
    Simone

Deixe uma resposta