Ser feliz para ter sucesso

O que você precisa para se considerar feliz no trabalho? A maioria das pessoas acaba seguindo uma fórmula de sucesso que tem sido ensinada por muito tempo: trabalhar duro e se dedicar ao máximo para se tornar bem sucedido e, quando você for bem sucedido, aí sim você estará realizado e feliz. Com esse padrão de pensamento nós estamos sempre querendo conseguir algo para nos sentirmos realizados e felizes. Pode ser um aumento de salário, uma promoção para um cargo de liderança ou o trabalho dos sonhos.

O problema, segundo artigo da Harvard Business Review, é que essa fórmula está invertida. Se não estivesse, os profissionais que recebem aumentos ou promoções estariam felizes e aquelas pessoas que estão trabalhando no emprego dos sonhos não deixariam seus trabalhos.

líder_felicidade

Quantas vezes não ouvimos a história do profissional que sonhou ingressar em um bom MBA e conseguiu? Em seguida, este profissional perseguiu um ótimo emprego e, quando alcançou o objetivo, se viu almejando um cargo ainda mais alto. O que acontece é que a pessoa fica feliz por um tempo e começa o processo todo de novo.

A ideia não é estar acomodado – um dos principais erros dos profissionais, mas sim de saber aproveitar o que se está fazendo e estar feliz independente de qualquer coisa. Obviamente todos têm objetivos e ambições para perseguir, mas não deve depositar neles sua felicidade. Paradoxalmente, especialistas acreditam: quem está feliz, tem muito mais chances de ter sucesso.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

2 thoughts on “Ser feliz para ter sucesso

  1. Interessante a abordagem da HBR e faz sentido. Faço parte desta crença, que se deve fazer a escolha de estar feliz em todos os momentos do seu trabalho. Não é fácil, mas esta forma permite que se consiga superar as dificuldades e evoluir constantemente, tanto pessoalmente, quanto contribuir para a evolução dos outros. E, como nada é fácil, nem todos conseguem se adequar a este perfil, mas devem buscar formas diferentes de se sentirem felizes com seu trabalho.

  2. D. Miriam,

    O legal da vida é entender que a felicidade está dentro da gente e não nas coisas que estão ao nosso redor. Tenho como premissa de vida: Minha Crença em Deus, minha Família e meu trabalho. Temos que fazer um exercício constante no dia a dia de viver intensamente o presente; seja com as boas e as má notícias.

    Saber transformar, se relacionar e ter foco são temas que geram muitos debates e o que eu sinto mesmo é que queremos cada vez mais . . . e mais . . . e mais . . . e quando amadurecemos percebemos que as coisas deveriam ser mais simples como a felicidade. A verdadeira felicidade.Pura e inocente como é transmitida por exemplo por uma criança.

Deixe uma resposta