Reuniões demais afetam o QI

Reuniões demais podem reduzir o QI. Segundo o Valor Econômico, esta percepção vem de pesquisadores do Virginia Tech Carilion Research Institute, que provaram que somos menos inteligentes em grupos do que sozinhos. Quando estamos com outras pessoas que achamos mais espertas que nós, respondemos nos tornando mais limitados do que realmente somos.

Imagem: Reprodução

Os pesquisadores reuniram 70 estudantes e testaram seus QIs em situação normal. Em seguida, eles os colocaram em pequenos grupos e fizeram outro teste, dizendo, entre uma questão e outra, como eles estavam se saindo em relação aos demais do grupo. Eles constataram que as pontuações de todos os estudantes foram mais baixas no teste em grupo do que nos testes individuais, mas os QIs daqueles que tiveram os piores desempenhos foram bem mais inferiores.

Um resultado curioso da pesquisa: aqueles cujos QIs apresentaram as maiores quedas eram, principalmente, mulheres. Pode-se perceber que este resultado não é um bom sinal para mulheres que estão entrando em conselhos de administração de empresas, por exemplo. Ao que parece, a grosso modo, seus QIs deverão cair assim que elas entrarem na sala de reuniões do conselho.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn