Reino Unido quer mais mulheres no comando

Independentemente de toda a discussão em torno da participação feminina em cargos executivos, as mulheres ainda não ocupam posições chave da mesma forma que os homens, principalmente no setor financeiro. Mas o Reino Unido tem pensado a respeito e considera isso uma questão preponderante na produtividade de suas empresas.

O governo britânico tem planos de elevar a produtividade de sua economia e, como parte das ações, encomendou um estudo para traçar ideias de como aumentar a participação das mulheres em posições importantes no setor de finanças. A diretora-presidente do banco britânico Virgin Money, Jayne-Anne Gadhia, foi convidada a sugerir medidas para atingir este objetivo. Uma das sugestões foi a de que os bônus dos principais executivos do setor financeiro do Reino Unido fossem vinculados ao número de mulheres que suas instituições empregam no alto escalão.

mulher-lider1

Gadhia também propôs que as empresas financeiras deveriam nomear um executivo responsável por gênero, diversidade e inclusão. “Seria um alerta para todos no setor financeiro que menos mulheres atingem o alto escalão do que em qualquer outra indústria no Reino Unido”, disse em um comunicado.

Segundo o The Wall Street Journal, o governo britânico irá examinar as recomendações e publicar um relatório final antes da divulgação do orçamento de 2016. Enquanto isso, bancos britânicos já divulgam estatísticas de diversidade e vários já adotaram metas internas para aumentar o número de mulheres em cargos de comandoo, já que, no geral, o número de mulheres em posições de destaque permanece proporcionalmente baixo nas instituições financeiras do país.

No HSBC, as mulheres representam 52,2% da força de trabalho total, mas apenas 24% das posições seniores, segundo o relatório anual do banco em 2014. No Lloyds Banking Group, 29% dos cargos mais elevados são ocupados por mulheres e no Barclays, 22%, segundo os relatórios anuais dos bancos no ano passado. E no Royal Bank of Scotland Group, cerca de 16% dos gerentes seriores são mulheres, de acordo com dados de 2014.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta