Prepare-se para a entrevista em inglês

Com o domínio da língua inglesa deixando de ser um diferencial e tornando-se essencial, muitas empresas incluíram a entrevista em inglês em seus processos seletivos. Mas nem por isso a maioria dos candidatos – por mais que domine o idioma – sente-se à vontade nesta situação.  A falta de prática e o nervosismo comum em situações como essa fazem com que candidatos aptos percam grandes oportunidades de carreira.

Um dos erros mais comuns é superestimar o nível de domínio lingüístico, acreditando desta forma conquistar o emprego desejado. Se o nível do inglês é intermediário, por exemplo, jamais deve-se mencionar no currículo que o idioma é avançado.

Antes da entrevista, é uma boa ideia pensar na sua experiência profissional e treinar os tempos verbais em inglês. E em hipótese alguma o candidato pode atrasar. Americanos e europeus, prováveis entrevistadores nestes casos, são muito mais intolerantes a atrasos do que os brasileiros. Verificar a origem do entrevistador antes da seletiva, levando em consideração os diferentes aspectos culturais, também é uma boa alternativa para se sair bem. Confira outras dicas:

1 – Pratique respostas para as questões mais comuns em entrevistas de emprego. Seja em português ou inglês, algumas perguntas são feitas com bastante frequência em entrevistas.

2 – Treine o vocabulário relativo à área. Estudar o vocabulário em inglês correspondente à área de atuação é importante para mostrar ao entrevistador que o candidato conhece o segmento ao qual faz parte. Para não ser pego de surpresa é importante fazer uma lista com as palavras e termos mais comuns. Uma boa dica é ler artigos técnicos e publicações segmentadas. Também esteja preparado para falar de assuntos relativos à indústria à qual a empresa pertence ou assuntos gerais da atualidade.

3 – Elabore um roteiro e treine a pronúncia das palavras. Com as duas dicas anteriores, o candidato consegue visualizar as perguntas que podem ser feitas. Em caso de dúvidas, recorra a professores, amigos com maior nível de fluência ou procure na internet.

Mesmo sem uma entrevista em inglês agendada, se você ainda não tem o hábito de treinar o idioma, dedique-se sempre que puder à prática. Uma dica é assistir filmes sem legenda, ler livros e conversar em inglês.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

One thought on “Prepare-se para a entrevista em inglês

Deixe uma resposta