Por que os jovens fazem menos networking?

Todos sabem que o networking é muito importante para a carreira. Afinal, uma rede de contatos bem articulada só tem a acrescentar na trajetória de um profissional, sendo comprovado que indivíduos que se relacionam melhor no meio corporativo são mais bem sucedidos.

networking-jovens2

Mesmo assim, segundo o que concluiu uma pesquisa feita pelo Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos (IDCE) com 650 executivos, a maioria dos jovens não sabe usar os contatos de colegas do trabalho de maneira eficiente para obter benefícios profissionais. Para 80% dos entrevistados, apesar do “networking” ser um fator fundamental, os novos trabalhadores brasileiros não se relacionam de maneira adequada.

De acordo com o estudo, a dificuldade em construir a rede de relacionamentos começa durante a faculdade. As instituições do Brasil não possuem disciplinas de empregabilidade e construção de carreiras. Na opinião dos pesquisadores, o mínimo que elas deveriam fazer é preparar o aluno para o mercado de trabalho. No mundo corporativo, à medida que se cresce profissionalmente, as competências comportamentais são cada vez mais importantes do que as técnicas, por isso, os estudiosos acreditam que é sim papel da faculdade ensinar estes temas.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Poderá também gostar de:

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn