Por que não usar o smartphone à noite

Já é um vício moderno: checar e-mails e redes de contato no smartphone à noite faz parte da rotina de muitos profissionais. Mas o hábito, que para os trabalhadores geralmente significa mais produtividade, pode representar justamente o oposto.

Uma pesquisa da Universidade do Estado de Michigan, e divulgada pela Folha de S. Paulo, foi investigar um pouco mais a fundo esse costume corriqueiro e chegou à conclusão de que ele pode tornar os profissionais menos produtivos. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que usavam os smartphones para trabalhar depois das 21h ficavam mais cansadas e menos engajadas no dia seguinte.

smartphone_noite2

Imagem: internet

Para o líder do estudo, os celulares – que foram considerados por muitos americanos um dos instrumentos mais importantes já inventados quando se trata de produtividade – mantêm os usuários envolvidos até tarde e tornam o relaxamento e o descanso muito mais difícil. Isso explica a queda no desempenho nas próximas horas de trabalho.

A pesquisa foi além, apontando que o uso de smartphones tem efeitos ainda mais nocivos do que os de outros dispositivos eletrônicos e da televisão. Isso porque os celulares emitem a “luz azul”, que dificulta a produção de uma substância química que promove o sono no organismo.

Por isso, quando as consequências de não usar o smartphone não forem desastrosas, o melhor é mesmo deixar o dispositivo para outra hora e investir em uma boa noite de sono.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

One thought on “Por que não usar o smartphone à noite

  1. Interessante Miriam. Na prática, nota-se que ficar no computador até logo antes de dormir atrapalha a qualidade do sono. Também deve ocorrer a emissão desta luz azul.
    Mas deve (também) ter a haver com alguma coisa relacionado à maneira que se utiliza a mente neste momento. Ao contrário de quando se assiste a TV.
    No final das contas, nada substitui a leitura de um bom livro (em papel – não num tablet – que também emite a luz azul).

Deixe uma resposta