Pelo desenvolvimento pessoal

É normal focarmos no desenvolvimento de nossas habilidades profissionais e aprimoramento de técnicas, mas nem sempre damos atenção ao nosso desenvolvimento pessoal. Falar em público, por exemplo, tem sido uma grande questão para muitos jovens executivos. Interagir com colegas de diferentes culturas, aprender a dialogar em momentos de conflitos e perceber as oportunidades de aprendizado em cada situação são outros pontos importantes do desenvolvimento pessoal.

Jamais podemos esquecer da incrível jornada pessoal que cada um está vivendo, e num momento delicado como esse, mais do que nunca precisamos exercer nossa compreensão do coletivo. É essencial o desenvolvimento de novas competências e habilidades, pois o autodesenvolvimento nos capacita a enfrentar desafios que naturalmente surgem em nossa jornada.

É fato que para crescer na vida precisamos conhecer a nós mesmos e, principalmente, saber lidar com barreiras emocionais que podem nos impedir de seguir adiante. Muita gente não fixa objetivos específicos ou não sabe lidar com frustrações. Outras  não investem em si mesmas ou não buscam a companhia de pessoas com os mesmos ideais.

Especialistas concordam que algumas atitudes podem contribuir muito para o seu desenvolvimento pessoal, como:

  • Ter um objetivo definido e foco constante. Além disso, é importante estabelecer exatamente por que se deseja alcançar determinada meta. Quando fixar objetivos, saiba exatamente o que quer alcançar para que você possa ter a visão e a clareza durante sua trajetória. A maioria das pessoas querem algo a mais para suas vidas, como mais amor, mais dinheiro ou mais tempo, mas faça diferente e questione como irá desenvolver o seu plano para alcançar os seus objetivos pessoais e/ou profissionais.
  • Ler livros e consumir conteúdos voltados para o desenvolvimento pessoal. A leitura é uma chave essencial para qualquer pessoa que deseja realizar um gigantesco progresso na vida e todo grande líder de destaque é um grande leitor. Podemos aprender tudo o que precisamos para nos desenvolvermos pessoalmente através da leitura. O hábito de ler é sem dúvida o caminho para o autoconhecimento.
  • Investir em conhecimento sempre. De nada adianta querer conquistar bens materiais se não tiver o conhecimento necessário para trilhar o caminho. Muitas pessoas atingem um certo patamar em suas carreiras ou negócios, mas por falta de conhecimento, param de crescer ficando paralisadas na mesma posição. O conhecimento pode chegar através de cursos, novos idiomas, palestras, aprendizado de novas habilidades, etc.
  • Associar-se a pessoas que têm o mesmo ideal, inclusive aproveitando a facilidade que a internet proporciona. Participe de fóruns, compartilhe experiência e compareça a encontros.
  • Evite a procrastinação, que pode ser uma forte barreira no seu desenvolvimento pessoal, já que faz com que você adie os seus resultados. A melhor maneira de vencer a procrastinação é não dar chances a ela, tomando decisões rápidas, mantendo o foco e fazendo uma coisa de cada vez.
  • Siga os exemplos, pois podemos conseguir resultados similares das pessoas que são consideradas “experts” em determinadas áreas, trilhando seu caminho. Se modelarmos ou duplicarmos as ações daqueles que já têm um resultado comprovado, nossos resultados serão acelerados.

. ______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta


7 × = trinta cinco