Pelo bom relacionamento no trabalho

Ter uma boa relação com os colegas no ambiente de trabalho é um dos aspectos fundamentais para o sucesso de uma empresa. Como a maioria das pessoas passa mais tempo trabalhando, ter um bom relacionamento com todos aqueles que as cercam é essencial. A comunicação é fator fundamental para o relacionamento e desenvolvimento das atividades de uma organização.

Às vezes, gestos simples – como cumprimentar os colegas, trabalhar com bom humor e ter iniciativa – podem transformar positivamente o clima e tornar o dia a dia muito mais produtivo. Vamos combinar, ter uma má relação com companheiros da mesma empresa cria um desconforto diário que afeta todo o ambiente profissional. Por isso, os americanos Ryan Kahn e Rita Friedman, especialistas em carreira, dão conselhos sobre como tirar esse problema de letra e evitar que uma atmosfera desagradável se instaure no escritório.

relações

Imagem: internet

Interaja – Você já parou para pensar que o seu colega de trabalho pode ter os mesmos gostos que os seus sobre coisas fora do escritório? Converse, troque ideias, tire um tempo para saber um pouco mais da vida dele. Ter ao menos um almoço junto semanalmente é uma ótima maneira de interagir, pois refeições são ótimos momentos de networking, além de um bom break para descansar dos assuntos profissionais.

Ouça – Ser um bom ouvinte pode funcionar e muito na relação com os seus colegas de trabalho. “Ter pressa em dizer tudo o que pensa o tempo todo pode fazer os companheiros de escritório sentirem que você não está interessado em suas opiniões”, alerta Rita. Essa não é a hora de competições, mas de buscar a interação e o engajamento profissional, portanto, demonstre respeito e ouça as sugestões e ideias de um colega.

Seja amigável – Seja sorridente, amável e não leve seus problemas pessoais para o trabalho, mas, caso não esteja bem consigo mesmo, lembre-se de tratar os outros com educação. Por mais justificáveis que possam ser os motivos, uma atitude rude pode passar a mensagem errada aos companheiros de trabalho (e pode ser a razão pela qual também não estão sendo amigáveis contigo). “Assegure-se de chamar os colegas pelo nome e de dizer palavras de gentileza durante o dia”, diz Rita. Kahn concorda. Para ele, “’bom dia e ‘muito obrigado’ são exemplos de pequenos gestos que fazem grande diferença.”

Não fuja dos problemas – Caso haja alguém com quem você não mantém uma relação muito boa, é importante enfrentar esse problema e continuar trabalhando construtivamente com ele. Kahn conta que “já viu funcionários mudando suas rotas no escritório a fim de não encontrar com outras pessoas”. Segundo o especialista, isso só exacerba o problema. “Se há um conflito crescente, procure ter uma boa conversa com o colega para resolver o problema da melhor maneira possível. Uma relação assim só atrapalha o trabalho de ambos.

Tenha gratidão – Agradeça a seus colegas, suas contribuições e ajudas, mesmo quando isso for apenas uma obrigação deles. “Todos gostam de ser apreciados e criar uma cultura de gratidão faz com que os colegas queiram retribuir no futuro”, diz Rita.

Ofereça a ajuda – Tenha iniciativa. Se você perceber que um colega seu está com dificuldade e você pode ajudá-lo, não pense duas vezes e ofereça ajuda. Aja com os outros da mesma forma como você gostaria que as pessoas agissem com você. É muito bom poder construir um ambiente de trabalho em que as pessoas colaboram umas com as outras. Então, comece por você!

Aceite críticas construtivas – Para construir um bom relacionamento é preciso fazer ajustes, por isso receber feedbacks é essencial. Para alguns, isso é um grande desafio porque normalmente somos resistentes a críticas. Reconhecer com humildade que é preciso melhorar em alguns aspectos é muito importante e fundamental para construir relacionamentos baseados na confiança. “Muita gente confunde crítica construtiva com um ataque pessoal”, diz Kahn. “Não é assim que funciona. Ao receber um feedback negativo, um chefe só pretende melhorar o andamento de seu funcionário e de sua empresa. Saiba receber a avaliação e tentar melhorar item por item do que está errado, pois isso vai melhorar sua posição no futuro”, conclui.

Nada de fofocas – Dizer algo negativo sobre um colega no escritório ou até mesmo online é uma das maneiras mais fáceis de se instalar um grande drama no ambiente profissional. Não faça parte de conversas que incluem comentários maldosos com relação a colegas de trabalho “Não tenha medo, por outro lado, de elogiar um companheiro de trabalho para os outros”, aconselha Rita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta