Para evitar mal entendidos

No dia-a-dia das organizações, mal entendidos com clientes e no local de trabalho são os principais fatores que levam as pessoas a perderem o respeito, a confiança e a cooperação entre si, dificultando relacionamentos. O problema começa com o fato de que existem milhares de palavras na língua portuguesa, a maioria delas com diversos significados. O contexto em que a palavra é usada, bem como a forma como é enfatizada pode mudar completamente o seu significado.

Imagem: internet

Tanto na escrita quanto na fala, é preciso, então, fornecer histórias e exemplos que criam imagens na mente das pessoas, para garantir que as palavras não sejam incompreendidas. Para garantir o cumprimento do objetivo de cada apresentação e certificar-se de que o ouvinte vai embora com a pretendida mensagem, o site Leader’s Beacon dá as três dicas:

Repetir a mensagem. Em primeiro lugar, deve-se contar o que vai ser dito. Em segundo lugar, dizer a mensagem. E, por último, dizer o que foi dito. Parece estranho, mas muitas vezes, as pessoas precisam ouvir o que se está dizendo um número de vezes. Além disso, quando estiver repetindo um ponto, diga de diferentes formas, para assegurar que a mente do ouvinte crie imagens, já que cada um processa informações de uma maneira.

– Fazer seu ouvinte repetir a mensagem é um importante método para garantir que a mensagem está clara.

– Certificar-se de que sua linguagem corporal, tom de voz e palavras sejam congruentes.

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