Para enfrentar a crise, perca o medo de se expor

Em 2016, uma das palavras de ordem no meio corporativo colocou medo em muita gente: “reestruturação”. O receio é compreensível, já que o conceito significa uma ameaça real de cortes de funcionários e espalha um clima de apreensão, principalmente nos momentos de crise. No entanto, o segredo para enfrentar o atual cenário é não se esconder.

Segundo matéria do Estadão, a reação mais comum entre os profissionais, nesta situação, é manter-se alheio por medo de perder o emprego. Mas, para aproveitar as oportunidades que possam surgir em momentos desfavoráveis, é importante se expor. Em vez de se esconder, especialistas acreditam que a pessoa que adota uma postura de colaboração e de entendimento do momento da empresa tende a ter melhores resultados.

msa-enfrentar-crise

Desde o início do ano, as empresas deixaram de expandir seus quadros, extinguiram vagas, ou contrataram pessoas o bastante apenas para repor posições essenciais. Mas o mercado resiste em abrir mão de quem assume o risco de se expor, mostrando-se disposto a colaborar com os gestores. Por isso, para muitos líderes, a principal competência profissional necessária em momentos de incerteza no cenário econômico é a confiança de olhar através da crise.

Segundo a matéria, destacam-se os profissionais que tenham foco e determinação, além de atenção aos processos internos das empresas. Estarão mais bem posicionados aqueles que souberem trazer ganhos de eficiência às empresas em que trabalham, sempre mantendo equilíbrio emocional. Estas características e competências também contam bastante para profissionais que estejam em busca de novas posições no mercado de trabalho.

.

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

One thought on “Para enfrentar a crise, perca o medo de se expor

  1. O artigo mostra que para o próximo ano, o engajamento será fundamental, aliado à uma gestão de pessoas eficiente. Destaco também que, com maior intensidade, deve-se buscar inovações que possibilitem melhores resultados, principalmente a curto prazo, que acredito deve ser a ansiedade de muitas empresas, embora sem perder a visão de longo prazo. Não menos importante, é que se deve solicitar que os profissionais sejam mais protagonistas, sem deixar de calcular muito bem os riscos a que sempre são submetidos (eles e empresas), dado as mudanças rápidas que acontecem.

Deixe uma resposta