Os grandes medos dos empresários

Não é novidade que os executivos do mundo inteiro estão preocupados com a desaceleração econômica causada pela crise nos países desenvolvidos. Afinal, a economia passa mesmo por momentos de turbulência. Mas a Istoé Dinheiro divulgou uma pesquisa, feita com mil profissionais de negócios de 960 organizações em 58 países, que apontou que danos à reputação da marca, incapacidade de inovar e reter talentos tiram mais o sono da categoria que os preços das commodities e o risco de liquidez.

Essa pesquisa é feita a cada dois anos pela gestora de risco Aon Risk Solutions, e o resultado de 2011 trouxe algumas novidades em relação ao levantamento anterior, realizado em 2009. A elevação dos preços das commodities, por exemplo, caiu do quinto para o oitavo lugar este ano, enquanto a incapacidade de inovar estreou na lista, em sexto lugar, e o item falhas na tecnologia ou do sistema ocupa a nona colocação.

Em época de redes sociais instantâneas, os danos à reputação da marca são outro risco que merece atenção, segundo os executivos entrevistados.  Para os especialistas, a mudança pode ser interpretada como uma resposta ao avanço das redes, que deixaram as marcas e as empresas mais expostas à opinião de seus consumidores.

De acordo com os resultados do estudo, um dos desafios que mais preocupam os executivos, principalmente os brasileiros, é a incapacidade da empresa de reter talentos. E, pelo segundo ano consecutivo, a desaceleração econômica ocupa o topo da lista, alimentada pela preocupação com as altas taxas de desemprego e as dívidas das maiores economias do mundo. Confira a lista:

Istoé Dinheiro

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn