O que diferencia chefes de líderes

Qual a diferença entre um chefe e um líder? Chefe é basicamente um representante escolhido pela direção da empresa que está ali para zelar para o cumprimento das metas e pela manutenção do status quo. Líder é uma pessoa que tem três competências básicas em escala mais desenvolvida do que aqueles que são seus liderados: capacidade de comunicação, capacidade de gestão e visão estratégica.

Ser bom nestas três dimensões é muito difícil. Existem empresas em que o líder é ótimo em comunicação, isto é, tem a capacidade de enviar com clareza as mensagens importantes que mobilizam a energia das pessoas, transmitindo ainda a elas foco, segurança, senso de urgência e confiança. Esta capacidade pode ser aprendida – para quem tem carisma isso é muito mais fácil.

Imagem: internet

Ter competência de gestão é ser bom em visualizar quais são as tarefas básicas, quem são as pessoas-chave, para quem devem ser delegadas essas tarefas e a capacidade de sincronizar a execução de tarefas. O líder bom de gestão é uma mistura de maestro com gerente. Competência de gestão, diferentemente de carisma, é algo que pode ser aprendido e transmitido mais facilmente.

Ser ótimo em comunicação e gestão pode deixar a equipe falsamente estacionada em uma zona de conforto produzindo bons e excepcionais resultados por algum tempo. Mas no médio e no longo prazo é a visão estratégica que faz a diferença. Ela é a mais complexa das capacidades a serem desenvolvidas. Os grandes líderes são os que entendem que sua principal responsabilidade não é gerir nem comunicar, mas em primeiro lugar é enxergar antes o que depois fica óbvio para todo mundo. Por isso esse tipo de líder se esforça tanto para desenvolver uma inacreditável forma de antecipar e distinguir, mesmo ainda enquanto são muito fracos, os sinais que sinalizam tendências de mudança e novos padrões emergentes.

Mas existe mais um ingrediente importante. Os melhores líderes são aqueles que junto às três competências – visão estratégica, capacidade de comunicação e de gestão – se distinguem pela sua coragem para puxar sua equipe para fora da zona de conforto, que costuma ser o local favorito e todos. A ousadia coroa e traz excelência à liderança. Na medida em que o tempo passa, descobre-se que chefe é parte do problema e que líder é parte da solução.

Fonte: Fora da Caixa

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn