O que diferencia chefes de líderes

Qual a diferença entre um chefe e um líder? Chefe é basicamente um representante escolhido pela direção da empresa que está ali para zelar para o cumprimento das metas e pela manutenção do status quo. Líder é uma pessoa que tem três competências básicas em escala mais desenvolvida do que aqueles que são seus liderados: capacidade de comunicação, capacidade de gestão e visão estratégica.

Ser bom nestas três dimensões é muito difícil. Existem empresas em que o líder é ótimo em comunicação, isto é, tem a capacidade de enviar com clareza as mensagens importantes que mobilizam a energia das pessoas, transmitindo ainda a elas foco, segurança, senso de urgência e confiança. Esta capacidade pode ser aprendida – para quem tem carisma isso é muito mais fácil.

Imagem: internet

Ter competência de gestão é ser bom em visualizar quais são as tarefas básicas, quem são as pessoas-chave, para quem devem ser delegadas essas tarefas e a capacidade de sincronizar a execução de tarefas. O líder bom de gestão é uma mistura de maestro com gerente. Competência de gestão, diferentemente de carisma, é algo que pode ser aprendido e transmitido mais facilmente.

Ser ótimo em comunicação e gestão pode deixar a equipe falsamente estacionada em uma zona de conforto produzindo bons e excepcionais resultados por algum tempo. Mas no médio e no longo prazo é a visão estratégica que faz a diferença. Ela é a mais complexa das capacidades a serem desenvolvidas. Os grandes líderes são os que entendem que sua principal responsabilidade não é gerir nem comunicar, mas em primeiro lugar é enxergar antes o que depois fica óbvio para todo mundo. Por isso esse tipo de líder se esforça tanto para desenvolver uma inacreditável forma de antecipar e distinguir, mesmo ainda enquanto são muito fracos, os sinais que sinalizam tendências de mudança e novos padrões emergentes.

Mas existe mais um ingrediente importante. Os melhores líderes são aqueles que junto às três competências – visão estratégica, capacidade de comunicação e de gestão – se distinguem pela sua coragem para puxar sua equipe para fora da zona de conforto, que costuma ser o local favorito e todos. A ousadia coroa e traz excelência à liderança. Na medida em que o tempo passa, descobre-se que chefe é parte do problema e que líder é parte da solução.

Fonte: Fora da Caixa

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7 thoughts on “O que diferencia chefes de líderes

  1. 1. Otaniel Alves de Souza Says: Your comment is awaiting moderation.
    janeiro 23rd, 2013 at 15:09

    Chefes e Líderes, diferenças:
    – Assunto bastante interessante, e que deveria ser estudado e bem analisado por todos que tem cargos de Liderança e Gerenciamento nas empresas. Como a própria matéria alerta, Chefe não é solução, pode ser parte do problema, e vamos mais longe, determinados Chefes são um verdadeiro problema dentro das Organizações, pois pude vivenciar isso diretamente.
    Quanto a UM LÍDER NATO nas três dimensões comentadas, realmente são poucos dentro das empresas que reúnam essa capacidade:
    1 – Comunicação – é claro que todo líder deve ser uma facilitador, de comunicação clara, transparente e sincera com sua equipe, criando um ambiente sadio e de confiança mútua entre os colaborares;
    2 – Competência de Gestão – o Líder, como a própria matéria ressalta, também deve ter pulso forte, ser objetivo, traçar metas e fazer com que a equipe atinja os objetivos da empresa, buscando fortalecer o ambiente de trabalho e a confiança da alta diretoria na sua Gestão e na sua equipe, pois como sabemos, o Lider trabalha em equipe, e isso o diferencia do simples Chefe;
    3 – Visão Estratégica – sim, com certeza essa é a tarefa mais difícil de um Líder, de um Gerente ou Diretor. Ser um estrategíste, saber analisar a fundo os negócios da empresa, ter um macro conhecimento, isso é uma tarefa que nem todos se preocupam, e é aí que está a chave do sucesso da Liderança. Por isso, que Líderes/Gerentes/Chefes, precisam de um tempo diário para pensarem, avaliarem o que está sendo feito, os resultados obtidos, e pensar em traçar metas e critérios prevendo melhorias e soluções de problemas futuros, ou seja, trabalhar dentro de um processo de melhoria contínua, descobrindo oportunidades e implementando-as, obtendo ganhos para a empresa, seja com redução de custos, eficiência num processo produtivo, aumento de receitas, motivação da equipe, aumento de produtividade, entre outras coisas importantes, não apenas se conformar com a rotina, ou seja, está sempre buscando o novo, e transmindo isso a sua equipe. Dessa forma será respeitado pela equipe, e reconhecido pela alta direção da empresa. Digo isso, porque já passei por várias empresas multinacionais e nacionais, onde se buscava sempre a excelência, além de termos equipes para estudos de processos de MELHORIAS CONTÍNUAS, em todas as áreas. Gostei muito dessa matéria, e deixo aqui minha mensagem gratificante de poder dar minha opinião e sugestão sobre este assunto.

  2. Gostei muito do artigo. Estes 3 talentos são qualidades que o líder realmente tem de utilizar ao máximo. E acrescento, — o essencial da liderança é o caráter. As palavras comovem, os exemplos arrastam. A liderança nada mais é que «uma metáfora para a coerência, a constância e o equilíbrio na sua própria vida*

    * Peter Drucker, The art of Management

  3. para mim foi a melhor noticia que eu tive neste ano obrigado por me orientar sobre a diferencia de um chieff e um lider importante sempre tive minhas duvidas sempre fui respeitado como um lider aqui na china e nao sabia todas as 3 grandes empresas que trabalhei por mais de 5 anos me esforsando dia a dia sem ter horario de entra e nem de sai sempre cheguava junto com o primeiro funcionario ,nao era o chefe nem o gerente era simplesmente o
    ( o faxineiro)!!!apois eu pedir demissao passou um ano, nao seio qual o motivo ate hoje mais fecharam a empresaera um lindo restaurante no terceiro andar do hotel sheralton em nanjing…que pena fiquei muito triste quando voltei a cidade e soube desta noticia.pergunto aos amigos a minha demissao teve algo a ver com o fechamento??

  4. Chefe x Líder
    Para ser Líder não é necessário ser chefe!
    Mas se para comandar seus subordinados você precisa de autoridade é necessário que você seja Chefe.

  5. Chefe e lider não se confundem.Nem todo chefe é lider nem todo lider é chefe. Ambos porem são indispensaveis na estrutura organizacional das empresas. Chamo atenção para como isso é eveidente nas organizações militares. Lá, chefe é sargento.Lider é oficial superior. Ou estou enganado?

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