Feedback

O peso do feedback

Críticas são sempre importantes e nos ajudam a perceber algumas facetas de nosso comportamento que no dia a dia não percebemos. Porém é preciso muito cuidado ao absorver  o famoso “feedback” e não permitir que isto seja uma definição sua. A avaliação alheia pura e simples não pode interferir drasticamente na visão que você mesmo tem sobre suas competências e  vivências no mundo corporativo.

Uma forma de conviver pacificamente com o feedback é sempre avaliar o contexto em que ele foi recebido, e o quanto você concorda (ou discorda) dele. A resposta poderá ajudá-lo a dar o correto peso a esta avaliação, e contribuir para uma melhora geral em sua carreira.

Além da forma como é recebido o feedback, a forma como é dito também é importante. De acordo com um estudo feito na Michigan State University, superiores que dão feedbacks de forma inconstante são piores do que aqueles que dão respostas negativas de forma contínua. Esta pesquisa chegou à conclusão de que funcionários com um gestor cortês e apreciativo em alguns momentos, mas irracional e severo em outros, apresentam níveis de estresse fisiológico mais elevado do que aqueles tratados de maneira ríspida o tempo todo.

Para o experimento, alunos da universidade foram divididos em três grupos. O primeiro sempre recebia comentários e eles eram justos; o segundo recebia opiniões injustas e desrespeitosas; e o terceiro recebia feedbacks intercalados. Ao medir a frequência cardíaca de todos os alunos, aqueles que pertenciam ao último grupo tinham ficado mais estressados do que os outros.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

 

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn