Mudanças no primeiro escalão

É sabido que cada tempo e cada circunstância pedem habilidades de liderança distintas. Logo, na hora de administrar a própria carreira, como se preparar para subir? Que habilidades um aspirante ao topo deve tratar de desenvolver ao escolher empresas, atividades e cargos? Requisitos para a ocupação de cargos de comando na empresa vão mudando com o tempo. O currículo de diretores hoje é muito distinto do currículo de seus antecessores de 10 ou 20 anos atrás.

Leader

Para executivos do primeiro escalão da empresa, especialização e know-how técnico hoje são menos importantes do que entender os fundamentos do negócio e a estratégia. Hoje, integrantes da diretoria costumam ter mais em comum com outros executivos do mesmo nível do que com o pessoal do setor que dirigem. É cada vez mais normal, por exemplo, que um diretor de recursos humanos venha de outra área que não o RH; para executivos de TI, um know-how em marketing hoje é uma vantagem. Um diretor de informação precisa saber como criar modelos de negócios; um diretor de finanças, como traçar estratégias de gestão de riscos; um diretor de recursos humanos, como elaborar um plano de sucessão e uma estrutura de talentos que garanta vantagem competitiva. Em outras palavras, os dotes que o ajudam a chegar ao topo já não são suficientes depois da ascenção.

Segundo uma matéria da Harvard Business Review, quando o profissional chega à diretoria, a tarimba técnica e funcional pesa menos do que a capacidade de liderança e uma forte compreensão dos fundamentos do negócio. Hoje, integrantes da alta diretoria devem não só apoiar o presidente em estratégias de negócios, mas também oferecer seus insights e contribuir para decisões importantes.

.

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta