O funcionário sustentável

A preocupação com o meio ambiente é uma característica cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas e já é até exigida no mercado, tornando-se um dos fatores de competição com a concorrência. E para fazer a preocupação sustentável da empresa transparecer em  sua imagem trabalhada para o mercado, é preciso que a cultura esteja incorporada internamente, pelos colaboradores.

Agora, as organizações começam a perceber que não existem empresas sustentáveis sem pessoas sustentáveis. Neste novo cenário, os departamentos de Recursos Humanos conquistam ainda mais espaço e enfrentam o desafio de se atualizar constantemente diante da necessidade de incorporar os valores da sustentabilidade na rotina da empresa e dos funcionários.

Funcionário_sustentável

Imagem: internet

Esta necessidade criou o conceito de funcionário sustentável, que é comprometido com a cultura de responsabilidade ambiental da empresa e da sociedade. Muito valorizado atualmente, este profissional é adepto do chamado “gerenciamento verde“, ou seja, adota atitudes simples para preservar o meio ambiente e evitar desperdícios, dentro e fora do trabalho.

O conceito se baseia na preservação dos recursos naturais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida atual e das futuras gerações e ações podem ser realizadas internamente para chamar a atenção dos funcionários para a preocupação ambiental, engajando-os. Pequenos atos podem ajudar a implementar a ideia, como, por exemplo, apagar a luz da sala quando não tiver mais ninguém usando, dar preferência a um copo de vidro, em vez de usar copos plásticos. Utilizar os dois lados do papel nas impressões ou reutilizar as folhas como rascunho também são boas práticas a adotar.

Todas estas atitudes são simples e caracterizam os profissionais sustentáveis. Cada vez mais valorizados no mercado mundial, os chamados trabalhadores verdes costumam ter visão de futuro e conseguem, inclusive, diminuir os gastos das empresas.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn