O básico sobre os conflitos

Um dos fatores-chave que levam empresas e organizações a serem bem sucedidas e lucrativas envolve o modo como elas lidam com conflitos. Mas por que estas dificuldades começam e como lidar com elas? Basicamente, os conflitos começam por causa de mal entendidos, falta de informação e erros de julgamento. Se você entender como eles começam, estará no caminho certo para resolvê-lo. Confira outras cinco dicas básicas, reunidas pelo site Leader’s Beacon, de como encarar estes problemas:

Imagem: internet

1 – Conflitos são uma parte normal e saudável da vida. À medida que acontecem, o mais importante é pensar em como entender, resolver e aprender com eles.

2 – Alguns momentos críticos podem ser totalmente evitados. Quanto mais se entende o próprio comportamento e atitudes em situações adversas, menos situações podem gerar conflitos.

3 – Alguns conflitos são menores e devem ser avaliados. Escolha suas batalhas com sabedoria.

4 – Nem sempre precisa haver um perdedor. Nas empresas bem sucedidas, objetivo é sempre chegar a um resultado “win-win“, ou seja, em que todos saiam ganhando de alguma forma. Existem várias formas e atitudes que podem ser tomadas de modo que todos sejam ganhadores.

5 – Podemos e devemos aprender a partir dos momentos críticos. Se eles vão acontecer de qualquer forma ou estão além do nosso controle, então podemos muito bem aprender com cada um deles e aplicar esse conhecimento no futuro.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn