Mulheres influenciam a decisão de compra

Em todos os setores de produtos e serviços – de alimentos a carros e imóveis, de roteiros turísticos a produtos de alta tecnologia – o poder de decisão na hora de comprar é das mulheres. Inúmeras pesquisas comprovam esta tendência, que cresce também na opinião de empresários, executivos e publicitários.

As conquistas das mulheres no mercado de trabalho são o principal fator que explica esse comportamento. A partir do momento em que mais mulheres decidem atuar profissionalmente, elas também passam a se dedicar mais ao preparo profissional e ao aumento do nível de escolaridade. Com isso, surgem maiores oportunidades no mercado de trabalho, o que se traduz em maior poder aquisitivo, e de conhecimento, que aumenta o poder de decisão.

De acordo com a pesquisa da Fleishman-Hillard, Hearst e Ipsos Mendelsohn, realizada em setembro de 2011, as americanas de hoje estão expandindo sua influência, através das redes sociais e ferramentas da web, e estão tanto contribuindo como também procurando recomendações de compra de amigos e seguidores. De acordo com o levantamento, 54% das mulheres dos Estados Unidos que são usuárias da internet dizem se sentir responsáveis por ajudar amigos e familiares a fazer boas decisões de compra. E pelo menos metade diz influenciar amigos e famílias a comprar (ou não) um produto ou serviço regularmente. Quando um estudo similar foi feito em setembro de 2008, apenas 31% das mulheres disseram sentir o mesmo.

As redes sociais e reviews sociais, por sua vez, vêm tendo um importante papel no aumento da influência de compras. Nos últimos 6 meses, 46% das mulheres disseram ter lido reviews de produtos e opiniões dos consumidores em websites. Mais importante ainda, 33% recomendou um produto especifico ou serviço para alguém, enquanto 30% delas deram suas opiniões sobre um produto ou serviço em um website. A imagem abaixo mostra os resultados da pesquisa.

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