Mulheres economizam nos vôos de negócios

Uma das discussões envolvidas no tema da desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho é o custo que cada gênero representa para as empresas. Mas, se de um lado as mulheres têm custos como a licença-maternidade, por outro, podem representar economia para os empregadores, como na hora de viajar a trabalho.

Segundo a Harvard Business Review, pesquisadores americanos analisaram dados sobre 6,4 milhões de reservas de vôos de negócios e descobriram que, em média, as mulheres fazem reservas quase dois dias inteiros mais cedo do que os homens. Os estudiosos não sabem como explicar esta lacuna, mas uma possibilidade é a de que as mulheres que antecipam o possível estresse da viagem se organizam para tentar compensar o desgaste.

MSA_mulheres_vôos

Seja como for, o importante é o resultado disso: controlando outros fatores, o estudo mostrou que as mulheres economizam aproximadamente 17 dólares por viagem com este comportamento, o que corresponde a 2% do preço da passagem. O planejamento compensa e, quando olhamos pela ótica de uma companhia inteira, o resultado é ainda melhor. Considerando uma multinacional com 21 mil viajantes e padrões típicos de gênero e viagem, os resultados podem ajudar a chegar em uma economia de um milhão de dólares por ano.

Outros fatores que os estudiosos concluíram foi que as mulheres da geração Y têm uma vantagem menor em relação aos homens, no que diz respeito ao planejamento das viagens de negócios. Além disso, quanto mais velho o viajante, mais antecipadamente ele faz a reserva de seus vôos. No entanto, seja qual for a faixa etária, as mulheres se planejam mais cedo que os homens. O único fator que faz com que esta diferença entre os gêneros diminua é quanto mais frequente as viagens a negócios forem. Estas diferenças quase desaparecem nos casos de mais de 20 viagens por ano.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn