Mudança = Caos + Oportunidade

Dizem que o símbolo que representa a palavra mudança na língua chinesa é uma combinação de duas outras palavras: caos e oportunidade. Independente disto ser verdade ou não, a mudança é, de fato, uma situação gerada a partir destes dois fatores. Aqueles que têm resistência a ela olham apenas para um lado desta equação, o caos, esquecendo-se da oportunidade.

Todos nós sabemos que mudanças são constantes, principalmente no local de trabalho. A própria tecnologia, por exemplo, nos obriga a ser flexíveis e aprender coisas novas quase que diariamente. O mundo dos negócios está sempre evoluindo de várias formas (basta pensar em fusões, aquisições, reestruturações, etc.) Isso tudo é inevitável e a resistência é inútil. Profissionais de sucesso geralmente estão dispostos a aceitar mudanças, mesmo quando o resultado ainda é desconhecido.

O blog americano Eat Your Career deu algumas dicas para aprender a lidar mudanças no trabalho. Veja quais são:

Reconheça quando você está resistindo – Um grande primeiro passo para a maioria das pessoas é simplesmente reconhecer quando a mudança está acontecendo e como você está reagindo. Se você resiste, é importante descobrir o porquê. É medo? Por que você está dando passos para trás, quando tudo ao seu redor está se movendo para a frente?

Procure a oportunidade – Lembre-se da equação mudança = caos + oportunidade. Que potencial existe na mudança? Concentre-se nisso.

Torne-menos dramática – Uma mudança súbita é muito mais difícil de lidar do que uma gradual. Quando a ver no horizonte, seja proativo. Faça o que puder para facilitar a transição, minimizar o caos e aumentar a oportunidade.

Desapegue – Deixe de lado os sentimentos associados com a maneira antiga de fazer as coisas e lembre-se que você é infinitamente adaptável. É importante também lembrar que o crescimento vem quase sempre com desconforto e aprender a simplesmente “seguir o fluxo”.

Boas sugestões para colocar em prática em 2012.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn