Mova-se enquanto trabalha

Não é novidade que permanecer sentado por longos períodos é prejudicial à saúde. É péssimo para a coluna e provoca flacidez dos músculos, além de reduzir o ritmo dos processos que metabolizam as calorias, aumentando o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e tipos de câncer. Alguns empregadores subsidiam academia e aulas de ginástica para seus funcionários, mas pesquisas mostram que para se proteger destes problemas não basta praticar exercícios fora do expediente, já que o exercício regular não compensa totalmente a interrupção dos processos químicos nos longos períodos em que ficamos sentados.

Imagem: Reprodução

A solução para os males do sedentarismo é simples: procure levantar ou ficar de pé enquanto trabalha, usar as escadas em vez do elevador, ou mesmo andar até a mesa de um colaborador em vez de mandar uma mensagem. Alguns empregadores resolveram inclusive dar um passo adiante, incorporando a ordem “mova-se enquanto trabalha” à filosofia da empresa. Eles esperam com isto melhorar a saúde dos funcionários e reduzir ao mesmo tempo os custos da assistência médica.

E várias empresas levam a filosofia à sério. Uma companhia americana, por exemplo, começou a fazer as reuniões com os funcionários andando. Numa sala de reuniões, foram instaladas quatro mesas sobre esteiras, com uma superfície de trabalho de altura ajustável. As mesas ficam umas em frente às outras, de maneira que as pessoas possam caminhar e cuidar ao mesmo tempo dos seus afazeres. Em outra sala, foram colocadas seis mesas sobre esteiras, equipadas inclusive com computadores, onde as pessoas podem usá-las numa sessão de trabalho em movimento. Depois da adoção destas medidas, 18 funcionários foram monitorados e o resultado foi animador. Eles perderam mais de 75 quilos no total e suas taxas de colesterol e triglicérides também mostraram uma queda coletiva.

Imagem: Estadão

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn