Mesa bagunçada pode estimular criatividade

Como é a organização da sua mesa de trabalho? Se você é do time dos bagunceiros, saiba que isso pode não ser um problema. De acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Minnesota (EUA), manter uma mesa bagunçada no trabalho pode ser positivo, já que a desorganização pode estimular a criatividade.

Os pesquisadores pediram que voluntários realizassem tarefas em ambientes limpos e organizados e em outros com papéis espalhados e material de escritório desordenado. Em um dos experimentos, eles pediram que as pessoas criassem novos usos para bolinhas de pingue-pongue. Em geral, quem estava no escritório bagunçado teve ideias com melhores avaliações por um júri imparcial.


Em outra avaliação, os pesquisadores pediram que os profissionais escolhessem entre um novo produto e uma linha já estabelecida. Quem estava no ambiente desorganizado teve maior tendência em escolher a novidade, um sinal de que, dizem os autores do estudo, trabalhar em um lugar assim estimula as pessoas a sair do convencional.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Kathleen Vohs, ambientes desorganizados parecem estimular a quebra de tradições, o que pode inspirar novas ideias. De acordo com ela, a arquitetura do local parece não ter influência no processo. Os pesquisadores utilizaram seis locações diferentes no estudo. As características da sala não foram relevantes, apenas deixar o ambiente arrumado ou desarrumado fez uma diferença enorme no comportamento das pessoas.

Fonte: Folha

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn