Mapa da carreira no Brasil

O Brasil vem passando por uma enorme mudança. Isso se deve à descentralização dos investimentos, que agora chegam em maior proporção em todas as regiões. Há grandes projetos de infraestrutura sendo tocados em todas as localidades. De hidrelétricas a refinarias, de terminais portuários a rodovias e grandes pontes, ligando cidades cujas populações ainda dependem do rio para se locomover. Com isso, milhares de empregos estão sendo criados para profissionais jovens e experientes. O que tem gerado outro fenômeno interessante: a maior mobilidade de brasileiros em busca de melhores condições de salário e carreira.

Essas são as principais conclusões da décima edição da pesquisa exclusiva 100 Melhores Cidades para Fazer Carreira, coordenada pelo carioca Moisés Balassiano, professor da escola de negócios Fucape, de Vitória, no Espírito Santo. O ranking considera o vigor econômico, medido pelo produto interno bruto (PIB) do município, a oferta de vagas no Ensino Superior e as condições de saúde de cada cidade. Veja parte do ranking:

Porto Velho/RO
A capital de Rondônia subiu 14 posições em relação ao ranking de 2010. A cidade concentra muitas obras e um engenheiro civil em Porto Velho tem salário de até 6 000 reais mais benefícios. A média nacional é de 4 500 reais.

Manaus/AM
De cada dez empregos gerados na região Norte, quatro estão em Manaus. O Polo Industrial de Manaus opera a todo vapor e é alta a demanda por engenheiros mecânicos, eletrônicos e da computação.

Recife/PE
É o destaque do Nordeste. Desde 2007, sete grandes empreendimentos na região do Porto de Suape movimentam a economia local e atraem muitos profissionais.

Curitiba/PR
A cidade tem o menor índice de desemprego do país e o rendimento médio de quem trabalha lá só é menor do que o do paulistano e do carioca.

Ouro negro
O pré-sal e a indústria de óleo e gás vêm atraindo investimentos e profissionais para as cidades do litoral – De São Luis ao Rio. Há obras de refinarias no Maranhão, em Pernambuco e na Bahia. Em Vitória e no Rio, há investimentos na zona portuária e em plataformas marítimas

Porto Alegre/RS
Há forte investimento nos polos de tecnologia na capital gaúcha e nas cidades vizinhas, como São Leopoldo. Há ofertas de trabalho para engenheiros e técnicos em computação.

São Paulo/SP
É a melhor cidade para trabalhar no Brasil. Seis de cada dez empregos gerados estão nela. O mercado competitivo possibilita melhor remuneração e muitas das boas universidades têm campi na cidade, — um diferencial para quem quer investir na carreira.

Rio e Janeiro/RJ
O Rio retomou o espaço que vinha perdendo para São Paulo como porto de investimentos. O setor de óleo e gás e os projetos decorrentes da Copa e dos Jogos Olímpicos revitalizaram a economia local.

Salvador/BA
A cidade subiu duas posições em relação ao ano passado. O setor de construção civil foi o que mais cresceu. Há cinco anos se construía 4 000 edifícios anualmente. Esse número saltou para 14 000.

Fonte: Você SA

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn