Lidando com conflitos

Muitos profissionais concordam que um dos fatores que mais impedem a produtividade e a rentabilidade das empresas é a forma como seus líderes encaram os conflitos. Mas como é possível lidar com eles e evitar que as equipes percam em desempenho? Segundo um artigo da Leader’s Beacon, a pergunta chave a se fazer é qual o motivo pelo qual os conflitos começam.

Os conflitos normalmente têm origem por causa de erros de julgamento, desinformação ou mal-entendidos, e entendendo a origem do problema, é possível resolvê-lo com mais eficácia. O artigo discorre também sobre cinco outros pontos que profissionais devem levar em consideração para efetivamente lidar com estes percalços no caminho:

conflito

1) Conflitos são uma porção normal e saudável da vida. Uma vez que é certo que eles ocorrerão, o mais importante é como você vai interpretá-lo e resolvê-lo.

2) Alguns conflitos podem ser inteiramente evitados ou impedidos de crescer. Quanto mais entendemos nosso próprio estilo de gestão e nossas atitudes frente aos problemas e suas causas, menor a chance de que este tipo de situação prejudique um aspecto de nossas vidas, como a carreira.

3) Alguns conflitos são menores e outros são mais críticos. Lembre-se da máxima: “escolha suas batalhas com sabedoria”.

4) Não precisa existir um perdedor no momento de resolver um conflito. O objetivo é sempre obter um resultado em que todos saiam ganhando, caso contrário, todos acabam em desvantagem. Existem técnicas que podem ser usadas em momentos delicados, para que todas as partes envolvidas se beneficiem de uma solução.

5) Pode parecer clichê, mas é possível aprender com os conflitos e aplicar este conhecimento no futuro. Ao longo da carreira, é inevitável que situações problemáticas aconteçam, mas o que você pode controlar é a forma como vai ultrapassá-las. E o que vai levar disso.

,

______________________________________________________________________________________

MSA RH aborda no blog assuntos de interesse do mercado de trabalho e procura divulgar informações relevantes para os leitores, englobando temas do ambiente corporativo, como carreira, negócios e recursos humanos. É importante frisar que todos os dados e pesquisas apresentados neste espaço são de responsabilidade de fontes confiáveis, como institutos de pesquisa e veículos de comunicação de reconhecimento nacional e internacional.

O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn