Lidando com conflitos

Muitos profissionais concordam que um dos fatores que mais impedem a produtividade e a rentabilidade das empresas é a forma como seus líderes encaram os conflitos. Mas como é possível lidar com eles e evitar que as equipes percam em desempenho? Segundo um artigo da Leader’s Beacon, a pergunta chave a se fazer é qual o motivo pelo qual os conflitos começam.

Os conflitos normalmente têm origem por causa de erros de julgamento, desinformação ou mal-entendidos, e entendendo a origem do problema, é possível resolvê-lo com mais eficácia. O artigo discorre também sobre cinco outros pontos que profissionais devem levar em consideração para efetivamente lidar com estes percalços no caminho:

conflito

1) Conflitos são uma porção normal e saudável da vida. Uma vez que é certo que eles ocorrerão, o mais importante é como você vai interpretá-lo e resolvê-lo.

2) Alguns conflitos podem ser inteiramente evitados ou impedidos de crescer. Quanto mais entendemos nosso próprio estilo de gestão e nossas atitudes frente aos problemas e suas causas, menor a chance de que este tipo de situação prejudique um aspecto de nossas vidas, como a carreira.

3) Alguns conflitos são menores e outros são mais críticos. Lembre-se da máxima: “escolha suas batalhas com sabedoria”.

4) Não precisa existir um perdedor no momento de resolver um conflito. O objetivo é sempre obter um resultado em que todos saiam ganhando, caso contrário, todos acabam em desvantagem. Existem técnicas que podem ser usadas em momentos delicados, para que todas as partes envolvidas se beneficiem de uma solução.

5) Pode parecer clichê, mas é possível aprender com os conflitos e aplicar este conhecimento no futuro. Ao longo da carreira, é inevitável que situações problemáticas aconteçam, mas o que você pode controlar é a forma como vai ultrapassá-las. E o que vai levar disso.

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O objetivo é, portanto, traçar um panorama imparcial sobre o universo profissional e gerar discussões sobre temas atuais e essenciais não só a quem vivencia o meio de RH, como a todos os profissionais brasileiros. Seja bem-vindo e contribua sempre com seus comentários, opiniões e sugestões!

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One thought on “Lidando com conflitos

  1. Manter a calma sempre. Valorizar o fator “humano” dentro da empresa. Saber dialogar sem julgar e acima de tudo saber ouvir. Atualmente, a maioria dos seres humanos querem falar/expressar sobre seus problemas/dificuldades. Uma pequena minoria sabe/quer ou tem tempo para realmente ouvir de verdade o proximo. Acredito que o crescimento pessoal/profissional esteja diretamente ligado com o compartilhamento de experiencias. Humildade acima de tudo. Ninguem sabe tudo na vida. Saber respeitar diferencas e limitacoes de cada pessoa sao cruciais para um ambiente saudavel tanto dentro quanto fora do mundo corporativo.

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