Inspirando líderes para um futuro melhor

Iniciativa muito bacana, focada na formação de indivíduos e nas melhorias para o futuro. A universidade americana sem fins lucrativos Singularity University, situada no Parque de Pesquisas da NASA, foi fundada em 2007 pelos pesquisadores Peter H. Diamandis e Ray Kurzweil. A instituição tem como proposta reunir, educar e inspirar uma nova geração de líderes que se esforçam para compreender e utilizar de forma exponencial o desenvolvimento de tecnologias para enfrentar os grandes desafios da humanidade.

A iniciativa é patrocinada pela Google, NASA e IDEO, entre outras instituições, e já oferece três tipos de programas acadêmicos: o estudo de pós-graduação, que acontece uma vez por ano para 80 alunos; o programa executivo, três vezes ao ano para 40 empresários; e o de especialização, que se concentra em determinada área de interesse, e é realizado esporaticamente.

O foco da Singularity University até hoje tem sido o curso de pós-graduação. No total são 10 opções de matérias a serem cursadas – por exemplo, Estudos do Futuro; Direito; Política e Ética; e Finanças e Empreendedorismo. A proposta do programa é desafiar alunos a desenvolver um projeto – dentro da plataforma “10º Team+” – que impacte positivamente a vida de um bilhão de pessoas em 10 anos. Projetos como: Agropolis, um modelo de produção para cultivo hidropônico e vertical; o Amunda, focado na criação de pequenos mercados de energia para o mundo em desenvolvimento; o Naishio, empreendimento que convergiu as tecnologias bio, nano e solar para dessalinizar a água do mar com maior eficiência; entre muitos outros, foram colocados em prática em 2011.

Para 2012, a classe já está trabalhando os seguintes temas: Água, Espaço, Segurança, Educação, Saúde Global e Pobreza. Estas são, certamente, as pautas mais discutidas no mundo todo, e a Singularity University também fará sua contribuição.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn